Ciência
01/10/2008 - 17h52

Pterossauro não podia voar, diz especialista

Publicidade

da Efe, em Londres

Os pterossauros, famosos répteis pré-históricos com asas, não podiam voar. É o que diz o cientista japonês Katsumi Sato, da Universidade de Tóquio.

A revista científica britânica "New Scientist" explica nesta quarta-feira a hipótese de Sato, que jogaria por terra a crença de que os pterossauros, que poderiam pesar até 250 quilos, eram como dragões cruzando os céus há 200 milhões de anos.

Reprodução/
Apesar de terem asas, os lendários pterossauros seriam animais de hábitos terrestres, segundo estudo da Universidade de Tóquio
Apesar de terem asas, os lendários pterossauros seriam animais de hábitos terrestres, segundo estudo da Universidade de Tóquio

Sato chegou a esta conclusão após estudar o vôo de 28 aves de cinco espécies diferentes nas ilhas Crozet, entre Madagascar e a Antártica.

O cientista colocou pequenos acelerômetros --dispositivos que medem a aceleração e a força da gravidade-- nas asas dessas aves, entre as quais se encontrava o albatroz-errante, a maior espécie capaz de voar na atualidade.

Segundo o cientista japonês, a velocidade máxima à qual um animal pode bater suas asas está limitada pela força dos músculos e diminui nas espécies mais pesadas de longas asas.

Por isso, Sato assegura que os animais com mais de 40 quilos seriam incapazes de bater as asas suficientemente rápido para permanecer no ar.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca