Ciência
11/10/2008 - 16h06

Turista espacial quer comprar terreno na Lua

Publicidade

da Efe, em Moscou

Richard Garriott, o turista espacial que partirá amanhã a bordo de uma nave "Soyuz" rumo à ISS (Estação Espacial Internacional, na sigla em inglês), afirmou hoje que gostaria de ter um terreno na Lua.

"Sou a única pessoa na Terra que já conta com uma propriedade privada na Lua e quero que me pertença uma parte da Lua", declarou em coletiva de imprensa na base de Baikonur, no Cazaquistão, onde acontecerá o lançamento da nave.

Ele lembrou que há algum tempo comprou um veículo lunar soviético, que ainda está na Lua e que agora é de sua propriedade.

Segundo acordos internacionais, nenhum país tem direito a reivindicar território além das fronteiras da Terra, mas ele, como pessoa física, pode fazê-lo, ressaltou o turista, citado por agência de notícias russas.

O turista espacial assinalou que entre sua coleção de raridades cósmicas existem também duas cópias do primeiro satélite artificial terrestre lançado pela União Soviética.

O lançamento do foguete portador "Soyuz-FG", que porá em órbita a nave "Soyuz TMA-13", com o cosmonauta russo Yuri Lonchakov, o astronauta americano Michael Fincke e o sexto turista espacial a bordo, está previsto para as 4h01 de amanhã (horário de Brasília).

Garriott voltará à Terra em 24 de outubro junto a alguns tripulantes da ISS na nave "Soyuz TMA-12", atracada atualmente na plataforma orbital.

 

FolhaShop

Digite produto
ou marca