Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
16/07/2003 - 00h00

Masturbação frequente reduz risco de câncer de próstata

Publicidade

da Folha Online

A masturbação frequente, particularmente aos 20 anos, ajudaria os homens a prevenir o câncer de próstata, de acordo com um estudo publicado na revista "New Scientist" (www.newscientist.com).

Segundo cientistas australianos, quanto mais os homens se masturbam entre os 20 e os 50 anos, menos chances há de um tumor se desenvolver. Eles suspeitam que a ejaculação frequente preveniria a formação de carcinógenos na glândula, pois o sêmen é rico em substâncias como potássio, zinco, frutose e ácido cítrico.

O pesquisador Graham Giles, do Conselho de Câncer Victoria, em Melbourne, analisou 1.079 pacientes com câncer e 1.259 homens saudáveis. Giles descobriu que as pessoas que ejaculavam mais de cinco vezes por semana aos 20 anos tinham três vezes menos chance de apresentar uma versão agressiva da doença.

A descoberta contradiz estudos anteriores, os quais sugerem que uma vida sexual ativa aumentaria o risco. Para Giles, essas pesquisas seriam concentradas na relação --que aumentaria o número de infecções--, enquanto sua análise foca a masturbação.

Com Reuters

Leia mais

  • "[ Livro explica prevenção e tratamento de câncer de próstata ]": http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u4301.shtml
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página