Consórcio europeu ampliará lançadores de satélites em 2009
da Efe, em Paris
O consórcio europeu Arianespace anunciou nesta terça-feira (6) que ampliará o número de lançadores, e que fará de seis a oito lançamentos de satélites a partir do seu principal foguete, o Ariane-5, em 2009.
Com o aumento das plataformas de lançamento, "a empresa espera responder melhor às demandas dos clientes e oferecer mais oportunidades de lançamentos para manter sua fração de mercado e continuar sendo a número um do mundo", informou o consórcio em comunicado.
| Efe |
![]() |
| Foguete espacial Ariane-5 é lançado no final de dezembro; consórcio espera pôr de cinco a oito satélites em órbita em 2009 |
Haverá também a incorporação do lançador Vega, para satélites de pequeno porte, no final do ano, e o lançamento da plataforma Soyuz, a partir da base espacial de Kuru, na Guiana Francesa, informou hoje o grupo.
No ano passado, a Arianespace assinou 18 contratos, número menor em relação aos 25 de 2007. O presidente da Arianespace, atribuiu a redução dos contratos à crise econômica, dizendo que ela atinge principalmente os investimentos de pequenos clientes.
A crise também fez com que os satélites enviados ao espaço durante o ano passado fossem de menor tamanho, e que o número total de contratos ofertados diminuísse.
Leia mais
- Foguete russo lança em órbita três satélites de sistema de navegação
- Estudante barateia balão meteorológico
- Nave russa Progress parte rumo à ISS
Leia mais
- Cientistas identificam gene-chave para a propagação do câncer de mama
- Hormônio que bloqueia sensação de fome volta a ser estudado no combate à obesidade
- Iguana ignorado por Darwin é nova espécie, dizem biólogos
Especial
Livraria



