Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
04/10/2001 - 12h18

Unicamp realiza hoje uma guerra entre robôs

da Folha Campinas

A Unicamp Universidade Estadual de Campinas) realiza hoje a 1ª Competição de Robôs no Brasil.

Idealizado pela coordenação de graduação do curso de engenharia de controle e automação da faculdade de engenharia da Unicamp, a competição vai contar com a participação de outras três instituições de ensino superior - Poli (Escola Politécnica), da USP (Universidade de São Paulo), Efei (Escola Federal de Engenharia de Itajubá) e ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica).

"O objetivo é integrar os conhecimentos dos alunos de mecatrônica", disse o coordenador do curso na Unicamp, João Maurício Rosário.

A luta

Serão 12 rounds, cada um com cinco minutos de duração, em que os atletas mecatrônicos não podem ultrapassar o peso de 50 quilos. O robô considerado vencedor será aquele que conseguir imobilizar por três segundos ou destruir o robô adversário.

"Será uma prova de resistência e força entre robôs desenvolvidos por alunos de graduação de diferentes instituições do curso de mecatrônica", afirmou Rosário.

Cada uma das quatro instituições poderão participar com três robôs cada.

De acordo com Rosário, os robôs desenvolvidos pelos alunos da Unicamp são de ligas de alumínio e funcionam por meio de circuitos lógicos. "É um projeto de baixo custo", declarou.

Segundo ele os robôs estão avaliados em cerca de R$ 1.000. "A maior parte do material foi doado por empresas", afirmou. "São carcaças mecânicas de rodas e dois motores elétricos", disse Rosário.

Cada bateria tem capacidade para aguentar um round e cada motor tem potência de 1 kW, equivalente a um cavalo (um carro popular, com motor 1.0, tem potência de 45 cavalos).

Além da competição de força e resistência, haverá a disputa de habilidades, em que serão apresentados protótipos de robôs que farão demonstração ao público de destreza, coordenação e inteligência. Ao contrário da luta, não há limite de número de robôs para a competição de habilidades.

O evento tem início às 15h30, no teatro de Arena da Unicamp, ao lado do Círculo Básico 2. A competição é aberta ao público.

O ingresso é um quilo, por pessoa, de alimento não-perecível, que deverá será encaminhado ao orfanato Lar Espírita Caminho, de Campinas.
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

Voltar ao topo da página