Linha de alta tensão afeta orientação natural do gado, dizem cientistas
da Folha de S.Paulo
As linhas de alta tensão interferem na habilidade do gado de se orientar de acordo com o campo magnético da Terra.
Pesquisadores que afirmaram em 2008 que a maioria das vacas e dos veados tende a alinhar seus corpos numa direção norte-sul constataram agora que as linhas de força podem desorientar os animais.
| Antonio Gauderio/Folha Imagem |
![]() |
| Imagem mostra gado pastando num campo localizado no Estado do Mato Grosso do Sul, perto da fronteira do Brasil com o Paraguai |
Quando estão perto desses fios, os animais analisados tendem a ter orientação aleatória, segundo a pesquisa liderada pelos cientistas Hynek Burda e Sabine Begall, da Faculdade de Biologia da Universidade de Duisburg-Essen (Alemanha).
Foram usadas imagens do Google Earth para estudar pastagens por todo o mundo.
O estudo foi publicado na edição de ontem da revista "PNAS", da Academia Nacional de Ciências dos EUA.
Em agosto do ano passado, os mesmos pesquisadores disseram que o alinhamento norte-sul era uma resposta ao campo magnético da Terra.
O novo estudo acrescenta mais peso à hipótese, uma vez que as linhas de alta tensão também produzem campos magnéticos. O efeito é mais visível perto das linhas elétricas, e diminui quando a distância delas aumenta.
O vento e as condições meteorológicas também podem afetar a forma como o gado irá se orientar, mas, no geral, cerca de dois terços desses animais tendem a se alinhar na direção norte-sul quando afastados de linhas elétricas.
Leia mais sobre animais
- Chimpanzés são capazes de antecipar acontecimentos
- Domesticação de cavalos ocorreu há 5.500 anos no Cazaquistão, diz pesquisa
- Darwin pegou carona em tartaruga-gigante e puxou cauda de iguana
Leia outras notícias de ciência e saúde
- Satélite europeu Goce é lançado junto com foguete russo
- Teste detecta Alzheimer no princípio da doença
- Cientistas e intelectuais se manifestam contra aborto na Espanha
Especial
Livraria


