Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/05/2009 - 15h11

Com nova técnica, cientistas detectam cocaína no ar de cidades espanholas

da France Presse, em Madri

Um grupo de cientistas espanhóis identificou a presença de cocaína no ar das cidades de Madri e Barcelona, O anúncio foi feito quarta-feira (13), com base em uma nova técnica de identificação de substâncias.

Os pesquisadores procuraram por 17 substâncias, presentes em cinco tipos diferentes de drogas ilegais: cocaína, anfetaminas, opiáceos, cannabis e ácido lisérgico.

Os resultados revelaram que a cocaína é a droga predominante no ar das duas principais cidade espanholas, segundo o instituto CSIC, que realizou o estudo. Os cientistas encontraram concentrações de 29 picogramas a 85 picogramas da droga (um picograma equivale a um milionésimo de micrograma) por metro cúbico de ar.

O estudo recorreu a um novo método de detecção de drogas no ar, usado pela primeira vez e adaptado especificamente para o objetivo dos pesquisadores, que publicarão os resultados na revista científica "Analytical Chemistry".

'A heroína também foi encontrada em níveis detectáveis nas amostras recolhidas em Madri, mas não em Barcelona', afirma o CSIC, explicando que isso provavelmente se deve ao fato das amostras de ar madrilenas terem sido recolhidas perto de um bairro onde há atividade suspeita de traficantes de drogas na cidade.

Os pesquisadores também apontaram para uma concentração maior dos componentes durante o fim de semana, "o que sugere um consumo maior durante esse período".