Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
23/06/2009 - 11h30

Pesquisadores americanos isolam inibidor da metástase

da Efe, em Washington

Oncologistas norte-americanos isolaram um potente inibidor da metástase que pode possibilitar a criação de novos tratamentos contra o câncer. A metástase, que é a invasão das células cancerígenas em outras partes do corpo, é uma das principais causas da morte por câncer.

Segundo o oncologista Randolph Watnick, professor do Programa de Biologia Vascular do Hospital Pediátrico de Boston, na metástase os tumores preparam essa invasão por meio da secreção de proteínas que estimulam o crescimento do tumor e atraem os vasos capilares, por meio do qual se alimentam.

Já os tumores benignos eliminam uma substância chamada prosaposina, que inibe o crescimento ao produzir fatores que impedem o desenvolvimento dos vasos capilares. Em sua pesquisa, os cientistas descobriram que os tumores de próstata e mama que não se estenderam a outros setores do corpo secretaram altos níveis de prosaposina.

Quando os cientistas injetaram em ratos de laboratório células tumorais altamente invasivas, às quais adicionaram prosaposina, a metástase pulmonar diminuiu em 80%, a linfática foi totalmente eliminada e se aumentou a sobrevivência dos roedores em cerca de 30%, segundo o relatório, publicado pela revista "Proceedings of the National Academy of Sciences".

Ao fazer o procedimento inverso, os pesquisadores descobriram que, ao eliminar a prosaposina nas células tumorais, a metástase aumentou consideravelmente. Segundo Watnik, a identificação da substância pode ter grande importância na luta contra o câncer.

Ele afirma que seria útil no tratamento do tumor original e, depois, nos esforços para impedir a metástase ou frear o crescimento tumoral.