Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
18/10/2009 - 01h47

Cargueiro russo Progress chega à Estação Espacial Internacional

Publicidade

da Efe, em Washington

A nave de carga russa Progress M-03M se acoplou com sucesso à Estação Espacial Internacional (ISS) neste sábado (17). O cargueiro chega a seu destino levando alimentos, combustíveis e equipamentos para o complexo que aloja seis ocupantes.

A manobra foi realizada sem dificuldades um minuto antes do previsto, informou o Centro Espacial Johnson da Nasa em Houston (Texas).

"O acoplamento foi impecável e a nave permanecerá duas semanas acoplada à Estação Espacial Internacional", informou a transmissão.

Durante esse tempo os ocupantes da ISS descarregarão a nave e, posteriormente, trarão de volta os resíduos, lixo e equipamentos que já não são utilizados.

O encontro aconteceu no momento em que o complexo espacial e a nave russa não tripulada sobrevoava o território do Uruguai, após deslocar-se sobre o do Chile e da Argentina, na América do Sul, e a quase 400 quilômetros da superfície terrestre.

A manobra foi observada do interior da ISS pelos seis membros da Expedição 21, comandados pelo astronauta americano Frank De Winne.

Os outros tripulantes do complexo são os astronautas americanos Jeff Williams, Nicole Stott e Bob Thirks, acompanhados pelos cosmonautas russos Max Suraev e Roman Romanenko.

A Progress M-03M, com mais de duas toneladas de provisões e equipamentos, partiu no dia 15 da base de Baikonur, no Cazaquistão.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página