Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
30/12/2009 - 08h01

Saiba quais foram os principais fatos da ciência em 2009

Publicidade

da Folha Online

Descobertas na paleontologia, avanços na luta contra a Aids, confirmação de água na Lua e de moléculas orgânicas fora do Sistema Solar --e muitos planetas fora dele. Assistimos à década mais quente do planeta e a uma conferência do clima fracassada.

Foi o ano em que o telescópio Hubble, mais importante "olho" da humanidade ante o Universo, sofreu reparos --e, a partir disso, nos proporcionou imagens magníficas.

Foi em 2009 que o maior colisor de partículas do mundo, cujo objetivo principal é recriar o ambiente do Universo depois do Big Bang, foi religado em funcionamento parcial --e, ainda assim, quebrou recordes mundiais de energia.

Veja, abaixo, os principais fatos da ciência em 2009.

Fotomontagem

*

18 de dezembro

Kay Nietfeld/Efe
Ativistas protestam contra resultados da conferência do clima em Copenhague
Ativistas protestam contra resultados da conferência do clima em Copenhague

A 15ª Conferência sobre Mudança Climática (COP-15), em Copenhague, Dinamarca, realizada para buscar um acordo que substituísse o Protocolo de Kyoto, termina sem acordo legalmente vinculante, frustrando a expectativa de metas imediatas e coercitivas sobre o tema.

Mesmo assim, Estados Unidos, China, Índia, Brasil e a África do Sul produziram um enfraquecido "Acordo de Copenhague" --rejeitado por outros países.

A conferência, maior que já existiu para discutir questões climáticas, foi marcada por profundos impasses nas negociações, que envolviam troca de exigências entre países ricos e pobres.

11 de dezembro

Uma nova espécie encontrada indica que dinossauros surgiram na América do Sul e só depois se espalharam pelo mundo. Estudo apresentou o Tawa hallae, que preenche uma lacuna de ligação entre o grupo de grandes carnívoros do período Jurássico, como o tiranossauro e o velociraptor; e seus ancestrais, como o herrerassauro, descoberto na Argentina nos anos 1960.

Divulgação
Concepção artística do pterossauro que, de acordo com pesquisa brasileira, tinha pelos aproximados das penugens de pintinhos
Concepção artística do pterossauro que, de acordo com pesquisa brasileira, tinha pelos aproximados das penugens de pintinhos

Outros fósseis de dinossauros foram identificados no Brasil, tanto um pterossauro (réptil voador) nordestino, como um saurópode (herbívoro gigante) paulista.

Em novembro, um brasileiro e uma equipe chinesa divulgaram a descoberta de um novo pterossauro que mistura traços primitivos com outros mais modernos e traz novas pistas sobre a evolução das asas desses animais misteriosos. O mesmo paleontólogo brasileiro apontou que esses animais possuíam penugens.

Até mesmo o temido tiranossauro mostrou parentes surpreendentes, como uma espécie encontrada na Mongólia com a constituição semelhante a de uma "bailarina", além de um "avô" nanico encontrado na China.

9 de dezembro

A revista especial ''No coração da Antártida", publicada pela Folha, foi a vencedora do Prêmio Esso de Jornalismo 2009 na categoria Informação Científica, Tecnológica e Ecológica. O Prêmio Esso foi criado em 1955 e está em sua 54ª edição. Veja o especial No Coração da Antártida (só para assinantes).

2 de dezembro

Peter Macdiarmid -19.mai.04/Reuters
Ampolas usadas para a armazenagem de células-tronco são exibidas na UK Stem Cell Bank, em Londres, na Inglaterra
Ampolas usadas para a armazenagem de células-tronco são exibidas na UK Stem Cell Bank, em Londres, na Inglaterra

EUA autorizam as primeiras verbas estatais para pesquisa com células-tronco embrionárias de humanos, já ratificada pelo presidente Obama anteriormente.

Com essa liberação inédita, "mais grupos serão formados; com mais cérebros pensando, rapidamente aparecerão as soluções para diversos problemas de saúde", ressalta Lygia da Veiga Pereira, chefe do laboratório de genética molecular da USP (Universidade de São Paulo).

1º de dezembro

Rio de Janeiro inaugura a primeira grande "fábrica" de células-tronco do Brasil. Em setembro, já hava sido divulgada verba de R$ 6,6 milhões do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para centros em São Paulo e Paraná também se transformarem em fábricas como essa.

O Ministério do Meio Ambiente divulga nova e "mais rigorosa" lista com os veículos mais poluidores vendidos no Brasil. O ranking se refere a 402 carros, todos produzidos em 2009. Entre os menos poluidores, estão carros flex e com motor de até 1.8 cilindradas; entre os mais poluidores, estão carros a gasolina e potentes, com motor acima de 2.0 cilindradas.

28 de novembro

A Organização Mundial da Saúde (OMS) aponta que o número de novos casos de infecção pela Aids reduziu 17% desde 2001.

Além disso, relatório da ONU informa que o número de pessoas em que se realizaram exames do vírus HIV mais que duplicou em dezenas de países em 2008, o que melhorou a detecção da doença.

Pierre DuCharme/Reuters
O ônibus espacial Atlantis aterrisa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em sua penúltima missão, após 11 dias no espaço
O ônibus espacial Atlantis aterrisa no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, em sua penúltima missão, após 11 dias no espaço

27 de novembro

A penúltima missão do ônibus espacial Atlantis se encerra no Centro Espacial Kennedy, após 11 dias de missão. Após esta, estão programadas apenas cinco outras missões dos ônibus espaciais, que serão aposentados em setembro do ano que vem, segundo a Nasa.

24 de novembro

A primeira edição de "A Origem das Espécies", de Charles Darwin, completa 150 anos. A obra, com a teoria da evolução das espécies por meio da seleção natural, revolucionou o estudo da ciência, e lançou as bases da biologia moderna.

No mesmo dia, um exemplar da primeira edição do livro achado em um banheiro foi leiloado por US$ 170 mil no Reino Unido.

Reprodução
Charles Darwin, em releitura bem-humorada de seu livro pelo cartunista Fernando Gonsales
Charles Darwin, em releitura bem-humorada de seu livro pelo cartunista Fernando Gonsales

20 de novembro

O Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), maior acelerador de partículas do mundo, é religado após 14 meses. O seu objetivo é recriar os instantes posteriores ao Big Bang, o que daria informações-chave sobre a formação do Universo e confirmaria ou não a partícula Bóson de Higgs.

Durante seu retorno ao funcionamento, realizou as primeiras colisões de partículas e quebrou o recorde mundial de energia para um acelerador.

13 de novembro

A Nasa confirma a existência de água na Lua, a partir de dados obtidos pelo impacto de duas sondas na superfície do satélite (veja o vídeo).

Nasa/AP
Concepção artística mostra o foguete do estágio superior Centauro, da LCross, separando-se para atingir a cratera Cabeus da Lua
Concepção artística mostra o foguete do estágio superior Centauro, da LCross, separando-se para atingir a cratera Cabeus da Lua

Também em novembro, uma nova evidência aponta para um oceano em Marte no passado. Da mesma forma, um mapa divulgado em julho sugeria que Vênus também já teve oceano e continentes.

28 de outubro

O Ares 1-X, foguete da Nasa que pode levar ao espaço a próxima geração de missões tripuladas da Nasa e até possibilitar o retorno de astronautas à Lua, substituindo os atuais ônibus espaciais, foi testado com sucesso, num voo de dois minutos, apesar do atraso.

20 de outubro

A Nasa acha uma molécula orgânica em planeta fora do Sistema Solar, ou seja, um exoplaneta. "É o segundo planeta fora do nosso Sistema Solar em que água, metano e dióxido de carbono foram encontrados --elementos importantes para processos biológicos em planetas habitáveis", disse o pesquisador Mark Swain, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa.

O primeiro tinha sido encontrado em dezembro de 2008.

Em agosto de 2009, cientistas da Nasa descobriram glicina, elemento fundamental para a formação de vida, em amostras do cometa Wild 2, trazidas à Terra pela sonda Stardust, em 2006.

19 de outubro

O Observatório Europeu do Sul (ESO, na sigla em inglês), anuncia a descoberta de 32 exoplanetas, orbitando em estrelas distantes. Com a descoberta do ESO, a contagem de exoplanetas salta para um total de 403.

Em setembro, dados detalhados sobre CoRoT-7b, o menor dos exoplanetas já encontrados, sugerem que se trata de uma "super-Terra".

Bertil Ericson/AP
"Erre muito bem", sugeriu em Estocolmo o norte-americano George E. Smith, Nobel de Física 2009, na semana de entrega dos prêmios
"Erre muito bem", sugeriu em Estocolmo o norte-americano George E. Smith, Nobel de Física 2009, na semana de entrega dos prêmios

5 a 7 de outubro

Os cientistas Elizabeth H. Blackburn, Carol W. Greider e Jack W. Szostak, todos radicados nos EUA, são os vencedores do Prêmio Nobel de Medicina 2009. O estudo deles envolve descobertas de como a enzima telomerase protege os cromossomos, o que lança luz nos estudos do câncer e do processo de envelhecimento.

Já os cientistas Charles Kao, Willard Boyle e George Smith dividiram o Prêmio Nobel de Física por dois trabalhos sobre fibras óticas e semicondutores. Os estudos desenvolvidos por eles estão por trás da fotografia digital, além de auxiliarem na interligação mundial por meio dos cabos de fibra ótica, o que possibilitou a sociedade em rede.

Os norte-americanos Venkatraman Ramakrishnan e Thomas Steitz e a israelense Ada Yonath foram premiados com o Nobel de Química por detalharem os ribossomos. Isso ajuda a entender como as bactérias criam resistência a remédios e contribui para desenvolver novas drogas como antibióticos, informaram os pesquisadores.

Desenho simula a aparência de Ardi, fóssil achado na Etiópia e considerado o principal destaque científico do ano pela "Science"
Desenho simula a aparência de Ardi, fóssil achado na Etiópia e considerado o principal destaque científico do ano pela "Science"

1º de outubro

Pesquisadores identificam "Ardi", o hominídeo mais antigo já encontrado. A descoberta do esqueleto de 4,4 milhões de anos, feita na Etiópia, dá pistas sobre origens do ser humano. Afinal, apesar de não se tratar ainda do "elo perdido" --ancestral comum aos humanos e aos macacos de hoje-- é algo bem próximo disso. "Ardi" é 1 milhão de anos mais velha do que "Lucy", e foi considerada a mais importante descoberta científica de 2009, de acordo com a revista "Science".

30 de setembro

Nave russa com Guy Laliberté, fundador do Cirque du Soleil, parte rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), aonde chega dois dias depois. Sétimo turista espacial, o milionário canadense dirigiu um espetáculo direto da estação, para chamar a atenção sobre a escassez de água no mundo.

3 de setembro

Um "ponto fraco" do vírus HIV comum a muitas de suas linhagens foi descoberto por pesquisadores norte-americanos, que publicaram o resultado em artigo na revista "Science". Trata-se de um canal para afetar o vírus por meio de anticorpos recém-encontrados, o que pode levar a uma potente vacina contra a Aids. A possível vacina contra a Aids repercutiu em jornais por todo o mundo.

Em seguida, no mesmo mês, uma vacina que reduz contágio da Aids em 31% foi apresentada por um grupo de cientistas dos Estados Unidos e Tailândia. Testes foram realizados em 16 mil voluntários, na primeira vez que se consegue frear a doença desta maneira.

EPA
Astrônomos alemães descobrem um mar de hidrocarbonetos na lua Titã de Saturno, em que brasileiros veem possibilidade de vida
Astrônomos alemães descobrem um mar de hidrocarbonetos na lua Titã de Saturno, em que brasileiros veem possibilidade de vida

31 de agosto

Brasileiros veem possibilidade de vida em Titã, lua de Saturno. A molécula adenina, um dos quatro alicerces do DNA, indispensável para a vida, foi obtida em simulação das condições de Titã, em experimento realizado no Laboratório Nacional de Luz Síncroton, em Campinas (SP).

No mesmo mês, astrônomos relataram vulcões frios na lua Titã. Foi uma descoberta importante por mostrar atividade geológica semelhante com a da Terra. Em dezembro, astrônomos alemães acabam também descobrindo em Titã um mar de hidrocarbonetos.

Já em outra lua de Saturno, Encélado, cientistas relataram em julho novas provas de que lá existe água.

14 de agosto

Termina, no Rio de Janeiro, a 27ª Assembleia-Geral da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês), após duas semanas de discussões. O evento aconteceu no Ano Internacional da Astronomia, que celebra 400 anos de observação com um telescópio por Galileu Galilei.

Entre as questões levantadas pelo encontro, estiveram a manutenção de Plutão como planeta-anão, a perspectiva de encontrar ao menos outros 30 para fazer companhia a ele; e até mesmo o "rebaixamento" de planetas extrassolares.

Também foi divulgada durante o evento a construção de potentes e gigantes telescópios para enxergar a história do cosmo, que poderiam encontrar até mesmo outras "Terras" se elas existirem.

Eduardo Anizelli -23.jul.09/Folha Imagem
Ministro Carlos Minc mostra lixo que chegou da Inglaterra em contêineres no porto de Santos; lixo será repatriado até terça
Ministro Carlos Minc mostra lixo que chegou da Inglaterra em contêineres no porto de Santos; lixo será repatriado até terça

3 de agosto

Contêineres de lixo enviados ao Brasil são mandados de volta ao Reino Unido. Segundo o Ibama, 41 contêineres no porto de Santos foram juntados a outros 40 provenientes do Rio Grande do Sul, em um total de 1.477 toneladas. Em julho, o Brasil já havia denunciado o Reino Unido pelo envio de lixo tóxico.

29 de julho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) conclui que câmaras de bronzeamento provocam câncer. Para a entidade, as cabines usadas no processo deixaram de ser "prováveis cancerígenas" para representar uma causa concreta de tumor de pele --a mesma relação entre o cigarro e o câncer, por exemplo.

Divulgação
Segundo homem a pisar na Lua, astronauta Edwin "Buzz" Aldrin, com boneco do personagem da animação "Toy Story" inspirado nele
Segundo homem a pisar na Lua, astronauta Edwin "Buzz" Aldrin, com boneco do personagem da animação "Toy Story" inspirado nele

20 de julho

A chegada do homem na Lua completa 40 anos (veja como foi). A viagem, na época feita em contra-ataque à União Soviética no contexto político da Guerra Fria, até hoje gera produção de ciência. Cortes no orçamento da agência espacial, entretanto, colocam em dúvida uma próxima viagem ao satélite terrestre.

21 de junho

Teoria do efeito-estufa completa 150º aniversário, ainda sob intensos questionamentos acerca da sua real existência, devido à falta de consenso sobre a real escala de aumento da temperatura terrestre.

11 de maio

Nave espacial Atlantis decola nos EUA para finalizar a missão de conserto do telescópio espacial Hubble, em um total de cinco viagens espaciais.

O telescópio espacial Hubble foi colocado em órbita a 611 km da Terra no dia 27 de abril de 1990, em uma missão da nave Discovery. Desde então orbitou o planeta mais de 97 mil vezes e propiciou imagens de estrelas e galáxias distantes, invisíveis a partir da Terra.

20 de abril

A equipe de Ciência da Folha estreia o blog Laboratório na Folha Online. O objetivo é criar um novo espaço para discussão de temas relacionados a ciência, ambiente, tecnologia e medicina.

16 de abril

Grupo de cientistas no Reino Unido aponta uma mutação genética que pode, por conta própria, desencadear o melanoma, o câncer de pele mais letal. Cientistas já começam a testar drogas em animais geneticamente alterados para o tratamento do tumor.

Por outro lado, a partir de estudos sobre esse câncer, pesquisadoras da USP desenvolvem pele artificial que consegue evitar testes de cosméticos em animais.

15 de abril

Cientistas norte-americanos descobriram na Amazônia uma espécie de formiga que vive e se reproduz sem sexo, além de apresentar apenas fêmeas entre seus exemplares. Trata-se da primeira espécie identificada pelos biólogos com a capacidade de se reproduzir sem nenhum tipo de relação sexual e de se clonar de maneira natural.

10 de abril

Hospital de Boston realizou o segundo transplante de rosto já registrado nos EUA. A operação durou 17 horas, quando foram substituídos o nariz, o palato, o lábio superior, pele, músculos e ossos de um homem severamente desfigurado devido a uma queda.

Kiko Sierich/Folha Imagem
Samuel da Silva Souza Junior, 3, ficou seis dias com uma bala na cabeça sem que sua mãe percebesse; foi operado e ficou sem nenhuma sequela
Samuel da Silva Souza Junior, 3, ficou seis dias com uma bala na cabeça sem que sua mãe percebesse; foi operado e ficou sem nenhuma sequela

6 de abril

O paranaense Samuel da Silva Souza Junior, 3 brincava de carrinho no quintal de casa no dia 22 de janeiro, quando foi vítima de uma bala perdida que atravessou o seu cérebro e ficou cinco dias alojada na sua cabeça sem que sua mãe percebesse. Samuel passou por uma cirurgia para a retirada da bala e está bem, sem nenhuma sequela.

3 de abril

Um grupo internacional de cientistas descobriu que as células musculares do coração se regeneram ao longo da vida. Até então, achava-se que o órgão não tivesse essa capacidade.

Eduardo Anizelli/Folha Imagem
Neurocientista Miguel Nicolelis responde perguntas; ele publicou estudo na "Science" sobre técnica para tratar mal de Parkinson
Neurocientista Miguel Nicolelis responde perguntas; ele publicou estudo na "Science" sobre técnica para tratar mal de Parkinson

20 de março

O cientista brasileiro Miguel Nicolelis, posteriormente sabatinado pela Folha, publica estudo na revista "Science" apontando uma técnica para tratar os sintomas do mal de Parkinson com suaves impulsos elétricos na medula espinhal, que teve sucesso num experimento com camundongos e poderá ser testada em humanos já em 2010.

16 de março

Uma imagem surpreendente divulgada pela Nasa (agência espacial norte-americana) mostrou um feito raro: a colisão de duas galáxias, dando origem a uma terceira. O momento da colisão foi capturado pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa.

Reuters
Imagem produzida pela Nasa mostra a colisão de duas galáxias; fenômeno raro resultou na formação da galáxia NGC 6240
Imagem produzida pela Nasa mostra a colisão de duas galáxias; fenômeno raro resultou na formação da galáxia NGC 6240

6 de março

O InCor (Instituto do Coração) de São Paulo realizou o sexto transplante heterotópico de coração --técnica rara, em que o paciente ficará com os dois corações batendo no peito, lado a lado. O coração sadio, de um doador de 26 anos, foi implantado do lado direito do peito do paciente e funciona concomitantemente ao coração doente, auxiliando no bombeamento de sangue para todo o corpo.

19 de fevereiro

Nilton Rennó, cientista brasileiro da Universidade de Michigan (EUA) que descobriu água em Marte em agosto de 2008, publica o estudo na revista científica "Journal of Geophysical Research - Planets".

A água em Marte é capaz de se mover, misturar e mudar de coloração, diz o geocientista. Essa é uma das evidências encontradas por ele para dizer que a substância existe no planeta em estado líquido, e não só congelada.

Octavio Bastos/Efe
Modelo Mariana Bridi da Costa, finalista do Miss Mundo Brasil 2006 e 2007; ela teve as mãos e os pés amputados e morreu por infecção
Modelo Mariana Bridi da Costa, finalista do Miss Mundo Brasil 2006 e 2007; ela teve as mãos e os pés amputados e morreu por infecção

24 de janeiro

Morre a modelo Mariana Bridi da Costa, 20, que teve as mãos e os pés amputados, no Hospital Estadual Dório Silva, na cidade de Serra (ES). De acordo com a assessoria do governo do Estado, o óbito foi "decorrência de complicações de uma infecção generalizada gravíssima".

A modelo teve uma infecção causada pela bactéria Pseudomonas aeruginosa, que evoluiu para sepse grave (infecção generalizada). A bactéria é comum em infecções urinárias e, de acordo com um infectologista, a situação da modelo era atípica.

10 de janeiro

Cientistas dos EUA anunciaram na revista "Science" a criação de moléculas orgânicas artificiais que são capazes de desempenhar as funções essenciais da vida --multiplicar-se e evoluir.

Manipulando trechos de RNA, um polímero similar ao DNA que também existe em todas as células, os cientistas conseguiram fazer com que a nova substância adquirisse, até certo ponto, uma "vida própria".

9 de janeiro

Nasce em Londres a primeira bebê britânica selecionada para não ter um gene relacionado ao câncer de mama.

O embrião que se desenvolveu e deu origem à menina passou por um diagnóstico pré-implante, para evitar que a criança possuísse a variação do gene BRCA1, que aumenta o risco de câncer de mama ou de ovário.

No mesmo dia, um balão da Nasa "escuta" um ruído misterioso. O experimento, configurado para medir a energia injetada no cosmo pelas suas primeiras estrelas, registrou um ruído de rádio seis vez maior do que o previsto. O quebra-cabeça do início do Universo fica muito mais embaralhado, e a detecção das primeiras estrelas, mais difícil.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


 

TV LED TV LED Smart, HDMI, Full HD a partir de R$ 899,90

Geladeira Geladeira Side By Side, Duplex, Frost Free a partir de R$ 849,00

Home Theater | Tênis | Mais...

Voltar ao topo da página