Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2002 - 20h52

Estrelas de Hollywood pedem a Bush para que participe do Rio +10

da France Presse, em Los Angeles

Várias estrelas de Hollywood uniram-se a grupos ecologistas para pedir ao presidente norte-americano, George W. Bush, que participe na Conferência das Nações Unidas sobre Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Rio +10), que será realizada no fim deste mês em Johannesburgo, África do Sul.

Os atores Leonardo DiCaprio, Cameron Diaz, Tobey Maguire e Esai Morales assinaram uma carta na qual a organização ecologista Global Green USA pede a Bush a dar seu apoio à luta contra as mudanças climáticas.

"A carta pede ao presidente a participar na Cúpula da Terra com um plano de ação que inclúa compromissos", afirmou hoje por meio de um comunicado a Global Green USA, filial norte-americana da organização ecologista criada pelo ex-presidente soviético Mikhail Gorbatchov.

Ecologistas e estrelas pedem a Bush "reduzir as emissões de gases de efeito estufa, diminuindo a utilização de combustíveis fósseis e aumentando as fontes de energia renovável".

Bush ainda não informou se participará da reunião, entre os dias 26 de agosto e 4 de setembro, junto aos chefes de Estado e de Governo de outros 100 países.

A carta enviada a Bush integra uma campanha internacional organizada pela Global Green USA e a organização ecologista Earth Day Network para convencer os presidentes de vários países a participarem nesta reunião da ONU.

A reunião de Johannesburgo, o encontro mais importante sobre desenvolvimento sustentável desde a Eco-92, realizada no Rio de Janeiro, irá reunir representantes de 196 governos a fim de aplicar um modelo de desenvolvimento sustentável e compatível com o progresso social e a proteção do ambiente.

Os Estados Unidos, maiores responsáveis pelas emissões de gases que provocam o aquecimento da Terra, decidiram após a posse de Bush, não ratificar o Protocolo de Kyoto, assinado em 1997, que impõe aos países ricos uma redução de 5,2% da poluição até 2012.

Leia mais no especial Rio +10
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade