Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
22/11/2002 - 09h21

Cachorros entendem sinais humanos

RICARDO BONALUME NETO
da Folha de S.Paulo

Se você acha que o seu cachorro só falta falar e que ele tem uma habilidade impressionante de saber quando você está fazendo um lanche para fazer aquela cara de pidão, saiba que uma equipe de pesquisadores demonstrou agora que isso é a pura verdade.

Os cães, tanto filhotes como adultos, são os animais que melhor entendem os sinais emitidos pela comunicação humana. Mesmo lobos domesticados e criados por seres humanos não têm a mesma capacidade --diferentemente de filhotes de cães com algumas poucas semanas de vida.

Brian Hare (da Universidade Harvard) e colegas dos EUA e da Alemanha testaram a "cognição social" em cachorros, em lobos e em um parente bem mais próximo do homem, o chimpanzé.

O experimento básico consistia em esconder comida dentro de uns recipientes opacos e dar uma pista para o bicho descobrir onde ela estava --por exemplo, colocando um pedacinho de madeira em cima, dando um tapinha ou olhando diretamente para o recipiente. Cuidados foram tomados para que os animais não farejassem a comida. Descobri-la dependia somente das pistas comunicadas pelo ser humano.

Os competidores tinham todos grandes vantagens. Chimpanzés conseguem perceber nuanças significativas do olhar de outros chimpanzés ou de seres humanos. Lobos também vivem em grupos e transferem sua lealdade a um líder, assim como cachorros fazem com o seu dono humano.

Foi um arrasador jogo de futebol: 11 cães testados contra 11 chimpanzés, para ver quem localizava a comida. E os cachorros deram uma goleada nos macacos: 9 acharam, contra apenas 2 gols dos primatas.

Os cachorros também ganharam dos lobos, qualquer que fosse a pista --olhar, apontar, dar um tapinha. E os filhotes também mostraram que eram bons avaliadores dos sinais feitos pelos humanos.

Os cientistas concluíram que essa aptidão canina surgiu durante o longo processo de domesticação. "Esses resultados dão forte apoio à hipótese da domesticação: que as aptidões sociocomunicativas dos cães com os seres humanos foram adquiridas durante o processo de domesticação", escrevem os autores em artigo da revista "Science".

Leia mais

  • Cães domesticados teriam surgido na Ásia há mais de 15 mil anos

  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página