Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/05/2003 - 13h19

Mercúrio se põe entre a Terra e o Sol na quarta; veja ao vivo

da Folha Online

O planeta Mercúrio se coloca na exata linha imaginária entre o Sol e a Terra nesta quarta-feira (07), como num eclipse.

O evento, chamado pelos astrônonos de "trânsito planetário", poderá ser visto da América do Norte poucos minutos depois das 6h (horário local) ou 7h (horário de Brasília).

Como Mercúrio é muito pequeno --cerca de 1/160 do diâmetro do Sol--, o evento não poderá ser visto a olho nu. Mas será transmitido pela internet. Qualquer um com conexão à web poderá assistir ao trânsito ao vivo a partir do satélite de observação solar Soho.

GSFC/Nasa
Montagem mostra dois momentos do último trânsito de Mercúrio pelo Sol, em 1999


"As pessoas vão ver um ponto preto pequeno, perfeitamente redondo, passar lentamente em frente ao Sol", disse Fred Espenak, especialista em eclipse do Goddard Space Flight Center da Nasa (agência espacial norte-americana).

Esses eventos são raros. Ocorrem aproximadamente 12 vezes a cada século. Embora o trânsito completo do planeta pelo Sol leve cerca de cinco horas, os espectadores na América do Norte poderão ver apenas os 20 ou 30 minutos finais do evento.

Para assistir ao evento planetário ao vivo pela internet, visite http://soho.nascom.nasa.gov/hotshots/2003_05_07. No site do Goddard Space Flight Center, há vídeos do último trânsito de Mercúrio, em 1999.

Soho

O satélite de observação Soho orbita ao redor do Sol a cerca de 1,6 milhão de quilômetros da Terra. Um de seus instrumentos, o Lasco (sigla para Large Angle and Spectrometric Coronagraph), será capaz de ver Mercúrio alguns dias antes de ele cruzar a frente do Sol. Porém, outros instrumentos mais potentes do Soho conseguirão acompanhar o movimento do planeta durante seu trânsito pelo Sol.

A missão é um projeto conjunto entre a Nasa e a ESA (agência espacial européia)

O trânsito dos planetas Mercúrio e Vênus pode ser visto da Terra. Isso porque ambos estão mais perto do Sol do que nosso planeta. A passagem de Vênus é extremamente rara: duas vezes separadas por oito anos --cada 105 e 121 anos.

"O último trânsito de Vênus aconteceu em 1882 --ninguém que esteja vivo já viu", disse Espenak. "Felizmente, haverá uma passagem de Vênus em frente ao Sol no dia 8 de junho de 2004. Assim, a passagem de Mercúrio pode ser apenas um 'tira-gosto' este ano."
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página