Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
21/05/2003 - 12h46

Jane Goodall recebe prêmio por estudo dos chimpanzés

da Folha Online

A primatologista britânica Jane Goodall, 69, recebeu hoje o Prêmio Príncipe das Astúrias de Pesquisa Científica e Técnica 2003 por uma vida dedicada ao estudo do comportamento dos chimpanzés.

O júri, presidido pelo bioquímico Julio Rodriguez Villanueva, elegeu a pesquisadora entre 48 candidatos de 18 países. A bióloga norte-americana Lynn Marquilis e o bioquímico cipriota Kyriacos C. Nicolau também figuravam entre os favoritos.

Goodall, que nasceu em Londres em 1934, instalou-se na década de 1960 na reserva de Gombe, na Tanzânia, junto ao lago Tanganika. Durante anos, ela observou o comportamento dos chimpanzés e fez importantes descobertas --como habilidades similares às humanas-- a partir de longos e silenciosos períodos de observação.

Autora de livros sobre o assunto, além de artigos em revistas científicas, Goodall fundou um instituto com seu nome para dar continuidade a suas pesquisas e promover melhores condições de vida para os primatas. No ano passado, ela foi nomeada embaixadora da paz pelo secretário-geral da ONU (Organização das Nações Unidas), Kofi Annan.

Com agência Lusa

Leia mais
  • Pesquisadora de chimpanzés acusa Bush de "sequestrar" Rio +10
  • Atividades feitas por macacos podem manifestar cultura
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página