Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/06/2003 - 07h27

Veja cronologia do uso de fontes de energia pelo homem

da Folha de S.Paulo

A energia térmica e luminosa liberada pelo fogo foi a primeira a ser controlada pelos ancestrais do homem, 500 mil anos; a madeira era o principal combustível utilizado na época.

As carroças movidas por animais surgem em 3.500 a.C. na Suméria, na mesma época em que são inventados no Egito os botes com velas. A roda d'água surge em 3000 a.C, na Babilônia.

A China adota o carvão como fonte de energia por volta de 1.000 a.C. À medida que o carvão da superfície escasseava, ele começou a ser escavado, mas não conseguiu substituir a madeira.

Era moderna

Em 1640, o petróleo extraído de um poço em Módena, na Itália, começa a ser utilizado na iluminação de rua. O uso do petróleo se estende como combustível se estende para Romênia, em 1650.

Em 1764, James Watt aperfeiçoa a máquina a vapor, ela passa a ser usada em locomotivas em 1804, motivando a criação das estradas de ferro, e em navios em 1807.

A primeira usina de energia elétrica surgiu em Londres, em janeiro de 1881, e a segunda em Nova York, em setembro do mesmo ano. Forneciam energia para iluminação e usavam a corrente contínua.

Em 1901, Pierre Curie descobriu que cada grama de rádio liberava 140 calorias por hora. A descoberta indicou a existência da energia radioativa, que mais tarde seria chamada de energia atômica.

Leia mais
  • Consumo de energia aumentou quase 1000% em cem anos
  • Energia solar e gás natural são alternativas para o ambiente

    Especial
  • Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


     

    Geladeiras Geladeiras Frost Free, Duplex, a partir de R$ 862,20

    TV TV LED, 3D, FULL HD e Smart a partir de R$ 399,90

    Home Theater | Tênis | Mais...

    Voltar ao topo da página