Ciência
20/06/2003 - 18h16

Reação cerebral de tímidos a novidades é exagerada, mostra estudo

da Folha Online

O cérebro de um tímido reage de forma exagerada quando encontra-se em situações novas. Mesmo pessoas que aparentemente superaram a inibição apresentaram hiperatividade na amígdala, o "centro do medo", ao encarar rostos desconhecidos.

"Acredita-se que diferenças comportamentais que caracterizam crianças inibidas e desinibidas podem estar relacionadas à resposta da amígdala às novidades. Nosso estudo confirma esse conceito", disse o professor de psiquiatria Carl Schwartz, da Escola de Medicina Harvard, em Massachusetts (EUA).

Schwartz e seus colegas acompanharam, por duas décadas, 22 pessoas: treze foram classificadas como tímidas na infância e mantiveram a característica durante a adolescência. As outras nove pessoas foram consideradas extrovertidas.

Os pesquisadores reexaminaram os voluntários na faixa dos 20 anos. Enquanto fotos de pessoas conhecidas e desconhecidas eram mostradas, foram realizadas tomografias cerebrais. Sempre que os jovens olhavam rostos estranhos, a atividade da amígdala variava --porém, nos tímidos, a reação era exaltada.

Segundo Schwartz, a amostragem é muito pequena e o estudo deve ser repetido com grupos maiores para que o resultado seja confirmado. Ele também sugere que sejam realizadas pesquisas com bebês, para saber se a característica é inata ou se é consequência do ambiente.

A timidez excessiva pode ser um precursor de desordens sérias, como fobias sociais, ansiedade e depressão. Os cientistas esperam que a descoberta de causas biológicas da inibição possa abrir caminho para o desenvolvimento de remédios específicos para cada caso.

A pesquisa foi publicada na edição de hoje da revista "Science" (www.sciencemag.org).

Com agências internacionais
 

FolhaShop

Digite produto
ou marca