Saltar para o conteúdo principal

Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
13/08/2003 - 15h00

Canadá lança satélite de observação da camada de ozônio

da agência Lusa

O satélite canadense Scisat, destinado ao estudo da distribuição do ozônio nas camadas superiores da atmosfera, foi lançado ontem à noite da costa da Califórnia, EUA, anunciou a Nasa (agência espacial norte-americana).

O Scisat pesa cerca de 150 quilos e vai se estabelecer na órbita polar a 650 quilômetros de altitude. Com uma expectativa de operação de dois anos, tem a bordo um espectrômetro e um instrumento que mede a eliminação de aerossóis na estratosfera e na troposfera.

Com o satélite, os pesquisadores esperam medir e compreender os processos químicos que regem a distribuição do gás, a fim de estabelecer medidas de proteção ambiental.

A camada de ozônio protege a Terra dos raios ultravioleta, cuja incidência direta pode causar danos à saúde humana --como câncer de pele-- e à natureza.

Recentemente, cientistas constataram que a taxa de destruição do gás nas camadas superiores da atmosfera diminuiu, possível consequência da menor utilização de clorofluorcarbonetos (CFC) e da regeneração do ozônio.

• Leia mais notícias e fique por dentro do Ambiente