Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/08/2003 - 18h39

RS prepara-se para observar aproximação de Marte

Publicidade

da Folha Online

O Planetário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul organiza no sábado (30) uma programação especial para observar a aproximação histórica de Marte.

A partir de 18h, acontece uma oficina, com palestra e observação do planeta vermelho com telescópios. As vagas são limitadas. Os interessados devem se inscrever até quinta-feira (28), às 17h30, no planetário e pagar uma taxa de R$ 15.

O planetário localiza-se na avenida Ipiranga, 2000, em Porto Alegre. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0/xx/51/3316-5384.

Em São Leopoldo, a Unisinos (Universidade do Vale do Rio dos Sinos) promove a observação de Marte amanhã, quarta-feira. Entre 19h e 22h, um telescópio ficará à disposição do público em frente ao Diretório Central dos Estudantes da universidade, localizada na avenida Unisinos, 950.

Segundo o astrônomo Luiz Augusto da Silva, professor da Unisinos, o planeta será o astro mais brilhante durante a noite. Às 22h, ele estará a 45 graus de altura acima da linha do horizonte. "Basta olhar para a direção leste, que é onde nasce o Sol", explica. Marte vai se destacar como uma grande estrela vermelha, em especial pela Lua estar na fase nova.

"Os observadores do hemisfério Sul serão privilegiados porque, visto das nossas latitudes, o planeta cruzará bem alto no céu, ao contrário do que será visto pelos observadores do hemisfério norte, onde Marte estará muito mais baixo, perto do horizonte e sujeito às deformações introduzidas pela presença da atmosfera terrestre", afirma o professor.

Leia mais
  • Marte aproxima-se da Terra e fornece espetáculo para terrestres
  • No Rio, Museu Nacional de Astronomia promove observação de Marte
  • Em SP, prefeitura reúne alunos e professores no observatório
  •  

    Publicidade

    Publicidade

    Publicidade


    Voltar ao topo da página