COMO CONSULTAR ESTE MANUAL

Como muitas obras no gênero, este manual enfrenta uma contradição fundamental. Deve ser um texto para leitura detida, que leve a uma reflexão sobre o próprio jornalismo: sua função e seus limites, implicações éticas, discussão do fato jornalístico. Mas, ao mesmo tempo, deve ser uma obra de consulta: tem de ser capaz de resolver rapidamente dúvidas específicas, o que pode significar, por exemplo, a diferença entre uma manchete correta ou com erro de português. Na tentativa de conciliar da melhor forma possível essas tendências antagônicas, o manual foi dividido em quatro capítulos, nos quais os verbetes estão dispostos em ordem alfabética, e em uma série de anexos.

Em grandes linhas, o primeiro capítulo, Projeto Folha, reúne os princípios editoriais do jornal, a conduta esperada dos profissionais da Folha e propõe a reflexão sobre vários temas jornalísticos, como a questão da objetividade e a da especialização.

O segundo capítulo, Produção, compila uma série de recomendações pertinentes à coleta de fatos para escrever uma reportagem: precisão, checagem de informações, tratamento do personagem da notícia.

O terceiro capítulo, Texto, procura dar conta dos principais pontos da gramática. Alerta ainda para erros frequentes, faz observações de estilo e estabelece algumas padronizações de linguagem da Folha, explicando, na medida do possível, suas razões.

Por fim, o último capítulo, Edição, traz recomendações relativas à hierarquização e apresentação do material jornalístico: qual a notícia mais importante, como ela deve ser colocada na página, como fazer títulos e legendas, o projeto gráfico da Folha.

Como muitos dos temas tratados pelo manual dizem respeito a mais de uma fase da produção jornalística e, portanto, a mais de um capítulo, optou-se pela redundância.

Assim, alguns verbetes que abordam questões consideradas importantes para a implantação do projeto editorial da Folha se repetem, idênticos, em mais de um capítulo. Outros ganham ou perdem parágrafos em função da especificidade do capítulo em que se encontram.

Nos anexos estão compiladas informações que podem ser úteis na hora de escrever um texto: tabelas de hífens, grafia de estrangeirismos, fusos horários, grandezas etc.

Nesta versão em CD-ROM, algumas características do manual impresso foram modificadas. O índice remissivo foi eliminado pois o software permite a localização instantânea de qualquer verbete. Para isto, basta usar o box de pesquisa ("Template"). As remissões às diversas páginas do manual foram substituídas pelo recurso do hipertexto (possibilidade de "saltar" de um verbete para outro). As tabelas de conversão de temperaturas e medidas foram subsitituídas por um software que realiza os cálculos, disponível no menu principal do CD-ROM.
Novo Manual da Redação - 1996

Como consultar

Frases

Introdução

Projeto Folha

Produção

Texto

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia


subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.