** P**


pág. - Em arte, ficha técnica ou remissão deve-se usar essa abreviatura de página. No plural, use págs.

"page maker" - Computador que recebe os textos da Redação e realiza a paginação para depois enviá-los à Fotocomposição. Veja paginar.

página aberta - Aquela na qual ainda falta material jornalístico ou de publicidade.
Veja fechamento.

página americana - Designação dada a páginas quase inteiramente ocupadas por anúncio, com exceção de uma faixa reservada para a Redação, que se estende no alto pela largura das seis colunas e de cima a baixo na coluna da direita (páginas pares) ou da esquerda (páginas ímpares). É frequente nas edições de fim-de-semana. Esse formato de página, que dificulta a edição de fotos e artes, exige criatividade de editores e diagramadores.

página dupla - Duas páginas de tamanho padrão usadas para um mesmo assunto ou anúncio. Podem ser ou não as páginas centrais de um caderno.

página espelhada - Aquela que fica ao lado de uma outra. Noticiário que ocupa mais de uma página de jornal deve ser colocado, de preferência, em páginas espelhadas.

página ímpar - As notícias mais importantes são editadas nas páginas de número ímpar porque, em tese, elas atraem mais atenção visual do leitor do que as páginas de número par.

paginar - Reunir e dispor conforme a diagramação todos os elementos que vão compor a página (títulos, subtítulos, fotos, ilustrações, legendas, textos, anúncios etc.).

paica - Medida tipográfica que equivale a 12 pontos do sistema anglo-americano (4,218 mm) ou 11,22 pontos do sistema didot.

palavrão - Evite. Sua publicação depende de consulta prévia à Secretaria de Redação.

pé biográfico - Na Folha, a expressão designa o pé (parte final de um texto) em que são fornecidas ao leitor informações sobre o autor ou articulista, quando este não pertence à equipe do jornal. É separado do texto propriamente dito por fio e traz o nome do autor em letras maiúsculas e negrito, seguido (já em claro e letras minúsculas) de idade e profissão, função ou cargo.
Não use pé biográfico quando o texto for editado com o crédito Free-Lance para a Folha. Veja identificação de pessoa e tratamento de pessoa (ambos no cap. Texto).

pesquisa de opinião - É importante instrumento de aferição, através de metodologia científica, de opiniões, tendências e comportamentos da sociedade como um todo ou de segmentos sociais. Tem utilização crescente no jornalismo. A Folha publica pesquisas regularmente desde 1983. Em 1984 foi formado o instituto Data Folha, da Empresa Folha da Manhã S/A.
O tema de cada pesquisa é decisão da Redação, mas sua abordagem deve ser discutida com o Data Folha para melhor aproveitamento. As pesquisas devem ser solicitadas através da Secretaria de Redação e só podem ser realizadas depois de aprovados os orçamentos.
As pesquisas da Folha devem ser planejadas com antecedência, exceto as provocadas por fatos jornalísticos que exijam repercussão imediata. Toda editoria deve ter um editor-assistente responsável pelo planejamento das pesquisas, produção das artes e matérias de apoio. A editoria que solicita a pesquisa e a Editoria de Arte devem trabalhar juntas no planejamento, produção e edição das pesquisas.
A edição não pode se limitar à publicação dos números da pesquisa. Esses números devem ser enriquecidos com casos concretos, personagens, memórias, textos de apoio, contextualização. As artes têm de ser produzidas com cuidado: têm de destacar os números principais, não podem saturar o leitor com dados secundários, devem ter títulos, têm de permitir leitura rápida e fácil, precisam ser revistas várias vezes para que não contenham erros.
Os textos das pesquisas não podem ser longos. O Data Folha deve ser consultado sempre que houver dúvida na leitura dos números ou na interpretação das tendências apontadas.
planejamento - A noção de que o jornal é fruto do improviso está ultrapassada. Todas as operações jornalísticas podem e devem ser planejadas. O planejamento inclui: atribuição de tarefas e pautas, fixação de cronograma, distribuição de espaço para a edição, pré-diagramação e definição de alternativas de ação em caso de imprevistos.
Veja pauta (no cap. Produção).

planos governamentais - Veja projetos oficiais.

polêmicas - A Folha estimula polêmicas em suas páginas. Elas devem estar presentes em artigos e críticas, assim como refletir-se em reportagens e entrevistas. A Folha publica também discordâncias conceituais entre seus jornalistas.
Polêmicas que se prolongam tendem a cansar o leitor e decair para ataques pessoais. Quem edita deve recomendar aos polemistas que evitem esse tipo de ataques. A maneira correta de encerrar uma polêmica é avisar as partes de que terão apenas mais uma oportunidade e igual número de linhas para se manifestar, e publicar essas manifestações lado a lado.
Veja pluralismo (no cap. Projeto Folha).

pornografia - A Folha não deve publicar material que possa ser considerado pornográfico. Em caso de dúvida, cabe ao editor consultar previamente a Direção de Redação. Veja consulta obrigatória; obscenidade.

portrait - É o boneco fotográfico em que também aparecem objetos ou situações relacionados com as atividades do personagem da foto. Veja boneco fotográfico.
preconceito - A Folha não qualifica ninguém por sua origem étnica, confissão religiosa, situação social, preferência sexual, deficiência física ou mental -exceto quando for relevante para a notícia: O primeiro governador negro dos Estados Unidos; O médico Simon LeVay, ele mesmo homossexual, encontrou estruturas diferentes nos cérebros de dezenas de homossexuais mortos por Aids.

pré-edição - O editor deve programar com antecedência as páginas de sua edição, esboçando-as mesmo antes de saber o espaço definitivo de que vai dispor. Com isso, pode encomendar com mais segurança o tamanho e enfoque dos textos que vão ser produzidos. Como tudo o que é planejado, a pré-edição também deve ser alterada quando os fatos exigirem.

Primeira Página - Como vitrine do jornal, ela expõe os principais assuntos da edição. Deve ser representativa de todas as editorias. O texto precisa ser exemplar em qualidade, concisão e clareza. Fotos e artes (de preferência em cores) têm prioridade.
É feita por uma equipe exclusiva. Seu conteúdo é discutido em reuniões vespertinas diárias. A definição de seu desenho e da manchete é feita pela Secretaria de Redação e submetida à Direção de Redação.
Os editores devem se esforçar para que os assuntos de sua área estejam presentes na Primeira Página com frequência. Veja caixa; chamada; índice; manchete; sumário.

"print" - Em inglês, significa impresso. Designa folha de papel impressa por "printer", impressora ligada a computador, com texto arquivado na memória do sistema.

prioridades - Tudo que sai no jornal é importante e precisa ser tratado com cuidado pela Redação. Mas há assuntos mais importantes do que outros. Cada editoria deve estabelecer as suas prioridades. À Secretaria de Redação cabe defini-las para o conjunto da edição, às quais editores e editores-assistentes devem dedicar atenção especial.

prismar - Na Folha, designa a operação de diagramação que visa a fazer com que bonecos fotográficos editados lado a lado saiam em proporção semelhante. Nunca deixe de prismar fotos dispostas em conjunto. Veja boneco fotográfico; galeria.

privacidade - A vida particular de personagem público que busca essa condição por vontade própria tem interesse social. Isso é verdade em especial para os governantes ou candidatos a governantes: suas decisões são pautadas em parte por características de personalidade e elas afetam a vida de todos os seus governados. A sociedade tem direito de saber os detalhes da vida particular do homem público que possam afetar seu desempenho no cargo que ocupa ou que pretende ocupar.
Respeito à privacidade e direito do público à informação podem às vezes se chocar. Em princípio, o direito à informação deve prevalecer sempre que se tratar de assunto relevante e em especial quando envolver personagens públicas.

projetos oficiais - Noticie sempre com senso crítico, especialmente quando o projeto for divulgado por governante ou candidato a cargo público. Nunca dê como certo que o plano vai se realizar. Jamais escreva algo como: O governador Gastão Malaquias vai construir 100 mil casas em dois dias. Indique que se trata de promessa praticamente irrealizável.
Sempre questione de onde virão as verbas para os projetos. Consulte especialistas para checar a viabilidade do projeto. Veja custos (no cap. Produção).

prova - Página impressa fora de escala industrial para identificação dos erros a corrigir antes da impressão final. Na Folha, tem especial importância a prova de cor, na qual se verificam qualidade e disposição de fotos e artes coloridas (em especial se não ocorreu troca de posição de fotos, invalidando legendas).

provincianismo - Veja bairrismo; regionalismo (no cap. Texto).
pseudônimo - O jornalista da Folha não deve identificar-se por pseudônimo. Casos especiais são arbitrados pela Secretaria de Redação.

público-alvo - Parcela da população que se pretende atingir com determinada publicação, programação ou campanha publicitária. Veja perfil do leitor (no cap. Projeto Folha).

puxar índice - Pesquisar no terminal de computador o índice dos textos produzidos para publicação em uma determinada parte do jornal. Cada editoria tem seu índice. Cada texto deve ser endereçado para a editoria em que vai ser aproveitado. O texto é identificado pela data de sua produção, letras indicativas da editoria, assunto e nome do autor.


Edição
K
U
W
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Edição

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Produção

Texto

Anexos

Adendos

Bibliografia

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.