** I**


idade - A Folha sempre informa a idade de personagens ativos ou preponderantes da notícia, por exemplo, aqueles dos quais se reproduzem declarações textuais. Escreva sempre com algarismos: Maria Campos, 4.

Quando a pessoa não quiser informar a idade ou pedir que ela seja omitida, respeite. Não é necessário dizer no texto que ela se recusou a dizer a idade, embora em alguns casos isso possa se tornar relevante para a notícia. Os repórteres sempre devem perguntar a idade das pessoas entrevistadas, mesmo que, à primeira vista, trate-se de personagem secundário.

Se o personagem aparecer em mais de um texto na mesma página, a idade deve constar apenas em um deles, de preferência no primeiro. Também não é necessário que a idade e outras informações de referência (localização, hora) apareçam logo no lide, congestionando-o. A prioridade é a notícia, o fato.

identificação de foto - É responsabilidade do repórter fotográfico elaborar legenda informando data, local, horário e contexto de cada foto de sua autoria, assim como identificar os personagens que nela aparecem. Veja repórter fotográfico.

identificação de texto - Todo texto produzido, revisado ou editado em terminal de computador da Folha deve conter a identificação da pessoa responsável pela tarefa. Ela é feita com a inclusão de um código-rubrica de quatro letras no campo apropriado da tela. Cada jornalista da Folha tem um código próprio, diferente de todos os outros. A atualização da lista oficial de códigos é feita pela Secretaria Administrativa. Veja Secretaria Administrativa (no cap. Projeto Folha).

identificação do jornalista - Veja anonimato.

importância da notícia - Critérios elementares para definir a importância de uma notícia:

a) Ineditismo (a notícia inédita é mais importante do que a já publicada);

b) Improbabilidade (a notícia menos provável é mais importante do que a esperada);

c) Interesse (quanto mais pessoas possam ter sua vida afetada pela notícia, mais importante ela é);

d) Apelo (quanto maior a curiosidade que a notícia possa despertar, mais importante ela é);

e) Empatia (quanto mais pessoas puderem se identificar com o personagem e a situação da notícia, mais importante ela é).

Ao levar em consideração esses critérios, não esqueça que as reportagens da Folha devem atender às necessidades de informação de seus leitores, que formam um grupo particular dentro da sociedade. Esses interesses mudam e o jornal participa de modo ativo desse processo. Veja formação de opinião (no cap. Projeto Folha); notícia; perfil do leitor (no cap. Projeto Folha).

investigação jornalística - Tudo o que possa ser notícia merece ser investigado. Em maior ou menor grau, toda reportagem implica trabalho de investigação. Em vez de simplesmente colecionar declarações, o repórter deve usar todos os recursos a seu alcance para revelar aspectos pouco conhecidos do assunto em pauta.

Produção
K
M
U
W
X
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Produção

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Texto

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia





subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.