** V**

vagão- - vagão-leito, vagão-dormitório, vagão-restaurante.

vai- - vai-da-valsa, vai-não-vai, vai-volta. Mas atenção: vaivém.

válido - Evite, exceto no sentido restrito de ter validade, vigência: Esta oferta é válida apenas hoje. Nunca: O governo não considera válido que a oposição obstrua a votação. Veja cacoete de linguagem.

van/von - Escreva estas partículas de nomes próprios com minúscula quando o nome for citado por inteiro: Vincent van Gogh. Com maiúscula, quando for mencionado apenas o sobrenome: Van Gogh. O mesmo vale para partículas semelhantes de outras línguas, como o de do francês e da, de, di do italiano.

veículo de comunicação - Veja órgãos de comunicação.

velho - Evite a palavra para qualificar pessoa, pois significa deteriorado pelo tempo. O ideal é informar a idade exata do personagem da notícia. Quando for impossível fazê-lo e importante caracterizar a faixa etária, prefira o termo idoso. Veja idade. Consulte o anexo As Palavras Certas.

verbo - Veja concordância verbal; regência; tempos verbais.
verbos declarativos - Use apenas para introduzir ou finalizar falas dos personagens da notícia, não para qualificá-las ou para insinuar qualquer opinião a respeito delas. Evite, assim, verbos como admitir, reconhecer, lembrar, salientar, ressaltar, confessar, a não ser quando usados em sentido estrito. Nenhum deles é sinônimo de dizer. Ao empregá-los de modo inadequado, o jornalista confere caráter positivo ou negativo às declarações que reproduz, mesmo que não tenha a intenção.

Use de preferência os verbos dizer, declarar e afirmar, os mais neutros, quando o objetivo for apenas indicar autoria de uma declaração: O ministro disse que teve um encontro com o deputado, em vez de O ministro confessou que teve um encontro com o deputado -a não ser que o encontro tenha sido criminoso, de fato, e o ministro o tenha admitido em depoimento a uma comissão de sindicância, por exemplo.

verdadeiro caos - Evite. Veja cacoete de linguagem.

verde- - verde-bandeira, verde-claro, verde-escuro.

via de regra - Evite. Veja cacoete de linguagem.

vias e logradouros - Escreva com minúscula: rua da Consolação, avenida Brasil, praça da República, parque do Carmo. Mas atenção: na identificação desses elementos em artes, escreva com maiúscula como no começo de qualquer frase.

viatura - Não use este jargão policial. Escreva carro de polícia. Veja cacoete de linguagem.

vice- - Sempre com hífen: vice-almirante, vice-campeão, vice-governador, vice-líder, vice-prefeito, vice-presidente, vice-reitor.
vice - Quando exerce a função do titular, deve ser qualificado com o cargo do titular acrescido da palavra interino: O presidente interino Ulysses Guimarães recebeu ontem o deputado Dante de Oliveira, nunca o vice-presidente em exercício Ulysses Guimarães recebeu ontem o deputado Dante de Oliveira. Evite também a forma O presidente em exercício Ulysses Guimarães recebeu ontem o deputado Dante de Oliveira.

video- - Sempre sem hífen: videoarte, videocassete, videoclip, videodisco, videogame, videolocadora, videoteipe, videotexto.

vip - Em inglês, very important person, que significa pessoa muito importante. Use sempre em minúsculas.

vira- - vira-casaca, vira-e-mexe, vira-latas.

vírgula - Sinal gráfico (,) mais usado, por isso mesmo aquele que ocasiona a maior quantidade de erros de pontuação. Um dos mais comuns é separar sujeito de verbo, ou verbo do complemento -o que é também um erro lógico, além de gramatical. Outro, usar apenas uma das vírgulas em uma intercalação -use as duas, quando obrigatórias, ou nenhuma, quando dispensáveis: O empresário, preocupado com o ritmo da inflação, começou a comprar dólares; Terminou ontem[,] às 10h[,] o prazo para entregar declaração do Imposto de Renda.

Outros casos em que a vírgula deve ser usada:

a) Nas enumerações de termos ou orações: Subiram ao palco para receber os aplausos o diretor, o cenógrafo, o contra-regra, o iluminador e o sonoplasta; Ela pinta, dança, borda e canta como ninguém;

b) Para isolar qualquer elemento explicativo (isto é, a saber, aliás), aposto, vocativo, orações intercaladas;

c) Para isolar adjuntos, em especial quando deslocados e muito longos: No momento da volta ao palco para receber os aplausos, a atriz já estava sem maquiagem;

d) Antes de conjunções adversativas como mas, porém, entretanto etc.: O funcionário concordou em dar entrevista, mas não quis se identificar. Apenas em alguns títulos a Folha admite exceção a essa regra: Governo recua mas não admite negociar;

e) Para separar orações adjetivas explicativas, que funcionam como aposto e veiculam uma informação secundária: Os candidatos, que forneceram declaração de rendimento, foram entrevistados. A mesma frase, sem vírgulas, tem outro significado: foram entrevistados apenas os candidatos que forneceram declaração de rendimento, tornando-se adjetiva restritiva. Muito cuidado com essa sutileza. A frase Gino Poli e sua mulher Amélia compareceram à cerimônia significa, para o leitor atento, que Poli possui mais de uma mulher. Se assim não for, o nome Amélia é um aposto (explicação) de Gino Poli e sua mulher e deve vir entre vírgulas: Gino Poli e sua mulher, Amélia, compareceram à cerimônia;

f) Para indicar elipse de verbo: O reitor da USP votou contra a proposta e o da Unicamp, a favor;

Veja frase/oração/período; ponto-e-vírgula.
visar - No sentido de aspirar ou de ter por objetivo, é transitivo indireto, mas já se aceita a regência direta: visar ao cargo ou visar o cargo; visar ao bem público ou visar o bem público.

Mas atenção: no sentido de dirigir a vista para ou de dar visto em, é sempre direto: visar o alvo; visar o cheque.
"vis-à-vis" - Em francês, frente a frente. Não use em texto noticioso.

viúva- - viúva-alegre, viúva-negra.

voz passiva - Veja se.

VT - Admite-se esta abreviatura de videoteipe em títulos e legendas para ganhar espaço.

vulgo - Em latim, significa comumente. Não use como advérbio; substitua por conhecido: Tânia Tós, conhecida como Maria das Mortes, foi presa ontem, em vez de Tânia Tós, vulgo Maria das Mortes, foi presa ontem.

Não use como substantivo no sentido de povo ou ralé. Veja apelido.

Texto
N
Z

Novo Manual da Redação - 1996

Texto

Frases

Introdução

Como consultar

Projeto Folha

Produção

Edição

Anexos

Adendos

Bibliografia

subir

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A - Todos os direitos reservados.