Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

01/08/2003

Aperfeiçoamento - Opções

Mestrado

Para muitos, é quando começa a carreira acadêmica. O aluno concebe e desenvolve um projeto de pesquisa e aguça o senso crítico. Pode começar a dar aulas de graduação como professor assistente. No final do curso, tem de entregar uma dissertação, que geralmente é mais informativa do que interpretativa; pode ser, por exemplo, uma comparação entre métodos ou aperfeiçoamento de uma técnica.

Doutorado

O pesquisador torna-se mais independente, agrega contribuições novas ao conhecimento já existente e redige uma tese, que deve ser original. A partir daí, começa a subir na carreira acadêmica e, de professor-assistente, passa a livre-docente, adjunto e titular.

Pós-doutorado

Chamada de "reciclagem de doutores", é um curso livre, sem disciplinas definidas ou necessidade de apresentar tese. O professor pode fazer intercâmbio em universidades do Brasil ou do exterior para se integrar a grupos de pesquisa e consolidar ou atualizar sua formação.

Iniciação científica

Não é uma etapa obrigatória, mas recomendada para alunos de graduação que pretendem fazer pós. Quem faz uma iniciação bem orientada pode até seguir direto para o doutorado, mas essa possibilidade causa controvérsia entre os professores.

Pós voltadas ao mercado

Especialização

Cursos de atualização, com abrangência mais específica dentro de uma área. Devem ter, no mínimo, 360 horas de duração e não exigem trabalho final. Como não são avaliados pela Capes e não têm tradição de provas exigentes, podem pairar dúvidas sobre o real aproveitamento do curso.

Mestrado profissionalizante

Semelhante ao acadêmico, mas com enfoque para o mercado, não para a pesquisa. Ainda estão surgindo os primeiros cursos no país, alguns semelhantes aos MBAs, com a diferença de que o nível de exigência do programa pode ser maior, são avaliados pela Capes e não exigem necessariamente experiência anterior, e os alunos obtêm o título de mestre. Em algumas áreas mais técnicas, como engenharia, há quem recorra ao mestrado acadêmico para obter melhor nível de qualificação ou um diferencial no currículo.

MBA (Master in Business Administration)

Também é uma especialização, mas os melhores programas têm carga horária bem maior, em média de 600 horas. É um curso genérico, para profissionais de todas as áreas e que queiram aperfeiçoar suas habilidades gerenciais. Os programas de instituições conceituadas têm boa visibilidade no mercado porque o curso é puxado, e a seleção, rigorosa _geralmente exige de três a cinco anos de experiência anterior.

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).