13/12/2004
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15h17
Gerente cria comunidade no Orkut para conhecer consumidor
da Folha de S.Paulo
Na Caloi, Orkut não é sinônimo de recreação. Lá, além de os funcionários estarem liberados para acessar o site quando quiserem, uma comunidade com o nome da empresa foi criada por um funcionário e se converteu numa ferramenta de pesquisa de mercado.
O gerente de desenvolvimento de produtos Eduardo Romão, 29, foi o criador da comunidade Caloi. Ele a colocou no site há cerca de quatro meses e não convidou ninguém --nem amigos nem funcionários-- para participar. "Queria testar o poder de atração da marca e ver se ela é querida, se é simpática, se as pessoas têm amizade por ela", comenta.
Sem nenhuma divulgação, a comunidade já conta com mais de 50 membros. "Tem sido muito útil para conhecer melhor a percepção do consumidor acerca da marca. Há quem entre elogiando, lembrando de campanhas publicitárias como "Não esqueça a minha Caloi". E há quem entre para criticar algum produto, o que me dá uma boa oportunidade de esclarecer."
Romão considera "prática" a existência de um canal de comunicação como esse. "No Brasil, a bicicleta ainda é considerada mais item de lazer do que de transporte ou de esporte. O espaço serve para discutir tudo isso", enfatiza.
Além de acompanhar os fóruns e de compartilhar as informações, o gerente acessa os perfis dos integrantes para saber quem são os consumidores da empresa.
"É uma maneira simples e barata de pesquisar e de divulgar conceitos que envolvem a marca. O Orkut tem muito potencial como ferramenta de trabalho."
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