Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

05/02/2006 - 11h50

Para empresas, "santo de casa faz milagre"

LARA SILBIGER
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Dentro de casa podem estar as idéias mais criativas e inovadoras. É o que têm observado as empresas que decidiram apostar no potencial de seus colaboradores realizando concursos e premiações para as melhores sugestões.

Alessandro Tomao, 28, teve uma idéia que lhe rendeu bônus de R$ 1.800 e uma viagem à Ilha de Comandatuba (BA). Em um concurso interno, Tomao, que é supervisor jurídico do Banco Itaú, propôs reduzir o número de vias de boletos bancários para economizar em um terço o papel usado.

A sugestão veio ao encontro das necessidades da instituição. 'O objetivo era justamente criar uma nova cultura de economia e racionalização de gastos', conta Geraldo Martins, 41, superintendente de relações sindicais.

Ao todo, foram enviadas 21.095 recomendações a um comitê. Destas, 2.000 foram implementadas, o que levou a uma economia de até R$ 100 milhões por ano.

Como forma de gratificação, cada um dos 37 mil funcionários do banco recebeu R$ 800. Os mentores das cem melhores idéias tiveram um bônus de R$ 1.000, e os 15 finalistas ganharam a viagem.

"Todas as empresas deveriam otimizar o capital intelectual de que dispõem e que já está incluído na folha de pagamento", afirma Antonio Carlos Teixeira, diretor da Consultoria Pense Diferente.

"Assim, a organização pode agregar valor ao processo e ao produto, além de motivar o colaborador", assegura Ricardo Farah, professor do Ibmec.

A política de ouvir os empregados é uma prática antiga nas empresas que valorizam as sugestões internas. "A grande novidade é estruturar programas formais para oficializar o reconhecimento das boas idéias e estabelecer critérios objetivos de premiação", destaca Carlo Hauschild, diretor da consultoria Hewitt Associates.

Fábrica de idéias

Há um ano e meio, a Nokia implementou na fábrica em Manaus um programa de melhoria contínua, no qual os 3.200 colaboradores têm um papel-chave.

O desafio é trazer inovações com os recursos já disponíveis, dentro de normas como qualidade, custo, necessidades do cliente, segurança, ambiente e motivação.

"O que temos não é um programa de sugestões, mas de implementação de idéias", diz o chefe de qualidade, Marcos Nunes.

A fábrica utiliza 40 novas sugestões por mês, encaminhadas por times de funcionários. No final do ano, as 12 melhores soluções são apresentadas e um júri escolhe a equipe que será brindada com uma viagem.

O último grupo vencedor da campanha da Nokia é formado por seis funcionários que propuseram alteração na lente da câmera do celular para melhorar a qualidade da foto tirada com flash.

"Sempre que tínhamos uma idéia, nos reuníamos, no intervalos do expediente ou fora dele", relata o engenheiro Paulo Maciel, 24, porta-voz do grupo.

Vitória reconhecida

Além de recompensas que materializam a vitória, como viagens, brindes e dinheiro, há também formas imateriais de bonificação. "O reconhecimento profissional por parte da chefia já é um prêmio por si só", ressalta Teixeira.

"Ser um dos finalistas trouxe a possibilidade de destacar-me na empresa", recorda Tomao. "Até recebi um telefonema do diretor-executivo parabenizando-me."

Para as empresas, mais do que efeitos imediatos, a principal vantagem é poder criar um ambiente aberto ao diálogo constante.

"O maior benefício é promover a cultura participativa, bem como comprometer o funcionário com os resultados", destaca Hauschild.

Outro aspecto está ligado à credibilidade dos programas de sugestões. Para solicitar a colaboração dos empregados, a companhia tem de estar madura para receber as idéias, avaliá-las, dar um "feedback" para o mentor e, se aprovadas, levá-las a cabo.

"Caso contrário, cria-se um clima desmotivador e as promessas tornam-se vazias", alerta Farah.

     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).