Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

11/10/2003 - 05h45

Documentos para a emissão da CTPS variam conforme país de origem

da Folha Online

Os brasileiros natos que ainda não têm a CTPS (Carteira de Trabalho e Previdência Social) receberão também o número do PIS/Pasep (Programa de Integração Social e Programa de Formação do Patrimônio do Setor Público) no momento de efetuarem o registro.

Para tirar a carteira de trabalho e o PIS/Pasep, os interessados devem providenciar duas fotos 3x4 coloridas ou em preto-e-branco, com fundo branco, iguais e recentes.

Além disso, é exigido um documento de identidade original ou sua cópia autenticada, em bom estado de conservação. O MTb (Ministério do Trabalho e Emprego), responsável pela emissão da carteira, admite diversos certificados como identidade.

São aceitos RG (Registro Geral), certificado de reservista (primeira, segunda ou terceira categorias), carta patente (no caso de militares), carteira de identidade militar, certificado de dispensa de incorporação, certidão de nascimento ou certidão de casamento.

Naturalizados e estrangeiros

Para retirar a carteira de trabalho, o brasileiro naturalizado deve comprovar sua condição por meio da Portaria de Naturalização e da Carteira de Identidade Civil. Depois, os mesmos procedimentos seguidos por brasileiros natos para a emissão do documento devem ser adotados.

No caso de estrangeiros, a carteira também será fornecida com a apresentação das fotos e do documento de identidade que contenha as informações necessárias ao preenchimento da qualificação civil do profissional.

Os estrangeiros que podem solicitar a carteira de trabalho são: asilados e permanentes, fronteiriços, refugiados com ou sem carteira de identidade de estrangeiro, dependentes de integrantes diplomáticos e consulares (no caso de países que mantêm convênio de reciprocidade para trabalho no Brasil), artistas, esportistas, cientistas, professores e técnicos ou profissionais de outras categorias sob regime de contrato ou a serviço do governo brasileiro.

Para saber mais sobre a emissão da carteira de trabalho para as diferentes modalidadas de estrangeiros, acesse o site do MTb.

Fonte: MTb (Ministério do Trabalho e Emprego)

Leia mais
  • Saiba como tirar a carteira de trabalho
  • Em alguns casos, segunda via da carteira pode ser solicitada

    Especial
  • Leia mais no site de Empregos

         
  • CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).