Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

18/01/2009 - 11h59

Modalidade a distância triplica no país em 1 ano

RAQUEL BOCATO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Depois da proliferação de MBAs (Master in Business Administration) pelas salas de aula em todo o Brasil, eles começam agora a se multiplicar em outro ambiente: o virtual.

Em um ano, a oferta desse tipo de pós-graduação a distância mais do que triplicou, segundo o Abraead 2008 (Anuário Brasileiro Estatístico de Educação Aberta e a Distância).

Os dados mais recentes mostram que, em 2006, 11 MBAs eram oferecidos pela internet; em 2007, 36. Nesse mesmo período, o número de cursos lato sensu passou de 246 para 404 --um aumento de 64%.

Desde esse último levantamento, realizado com instituições que obtiveram autorizações e credenciamento no MEC (Ministério da Educação) e nos Conselhos Estaduais de Educação para promover cursos a distância, mais organizações ingressaram nessa seara.

Uma delas é a UGF-Posead (Universidade Gama Filho), que, desde o primeiro semestre de 2008, ministra cinco MBAs executivos pela web. "Já contamos com 10 mil alunos, pois abrimos turmas mensalmente", afirma Evandro Lepletier, coordenador acadêmico dos cursos de pós-graduação.

Há 727,7 mil alunos matriculados em graduações e pós a distância, segundo o Abraead, que não conta com os dados separadamente.

Não existem números oficiais recentes sobre matrículas em cursos de pós-graduação a distância. De acordo com o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), do MEC, os dados eram coletados até 2004.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).