Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

09/08/2009 - 11h19

Empresas oferecem tratamento individualizado para prevenir LER/Dort

RAQUEL BOCATO
da Folha de S.Paulo

Em vez de só oferecer ginástica laboral, algumas empresas também têm dado tratamento individualizado, muitas vezes multidisciplinar, aos funcionários para prevenir LER/Dort (lesões por esforços repetitivos/distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho).

O objetivo é evitar que seus trabalhadores se juntem aos 117,4 mil afastados por esse tipo de lesão pela Previdência Social --último número apurado pelo órgão, em 2008.

Apesar de ser restrito a algumas empresas, é crescente o número de companhias que investem em ações de saúde personalizadas, indicam o presidente do Crefito-SP (Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional), Gil Lúcio Almeida, e o conselheiro do Coffito (Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional) Wilen Heil e Silva.

"Algumas empresas entenderam que é melhor tratar do que perder [o profissional] de vista", destaca a especialista em ergonomia Claudia Rossi, da CNRossi Ergonomia e Fisioterapia Preventiva. Para ela, há até quem transfira o tratamento para dentro da firma. "Diminui-se o tempo de deslocamento e podem-se focar as áreas que mais demandam atenção".

Aumento da produtividade

Essas iniciativas reduzem os gastos da companhia com saúde. Para o profissional, as ações ajudam a melhorar a qualidade de vida. Assim, o resultado é o aumento de produtividade.

Na firma em que Sônia Martines, 49, atua como auxiliar de embalagem, os casos identificados são direcionados para tratamento multidisciplinar.

Ela, que teve LER/Dort diagnosticada há quatro anos, é acompanhada por psicólogo e profissionais de RPG e acupuntura. Não comparece à empresa às quintas-feiras e recebe o valor gasto com transporte.

"Também fui remanejada de função", diz Martines, que elogia a iniciativa da companhia.
"O processo de prevenção foi abordado de forma generalista pelas empresas, que agora têm investido mais em reabilitação", reitera a diretora da clínica Equilibryum (reabilitação e consultoria em saúde), Eliane Cukierman.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).