23/08/2009
-
08h30
Empresas criam cargos para fomentar mídias sociais
RAQUEL BOCATO
da Folha de S.Paulo
Em julho, 21,9 milhões de pessoas navegaram por blogs no país --o equivalente a 60% dos internautas ativos, segundo o Ibope Nielsen Online.
Os números, sempre crescentes, fizeram com que firmas --especialmente as B2C (venda ao consumidor)-- repensassem as estratégias em relação a essa ferramenta. Nesse movimento, a estrutura organizacional também passou por alterações.
Se antes os blogs eram feitos por profissionais que acumulavam outras funções, hoje têm se tornado mais estruturados. Não é raro encontrar colaboradores que se dedicam apenas ao universo virtual, que inclui elaboração e manutenção de blogs e gerenciamento de redes sociais, como Facebook e Orkut.
Algumas firmas foram além e criaram gerências para administrar as ferramentas. A Tecnisa foi uma das pioneiras e delegou a gerência ao publicitário Roberto Aloureiro, 37.
Há dois anos, seu dia a dia é voltado para redes sociais --e o blog corporativo toma a maior parte de seu tempo. Com foco em informações sobre o mercado imobiliário, a ferramenta não é "divulgação, mas relacionamento".
Prova disso, diz, é a busca por respostas para dar aos internautas, mesmo que não estejam relacionadas à atividade da firma ou aos temas dos posts. "Já fui atrás de três ou quatro pessoas para orientar um leitor que queria ter uma horta na varanda no apartamento."
Restrito
Para especialistas, esse movimento ainda é restrito. A crise financeira e o estágio do desenvolvimento de blogs corporativos, considerado embrionário por alguns, são fatores que inibem a criação de cargos.
Apesar disso, as empresas continuam investindo em blogs, mas delegando o trabalho a agências especializadas.
Na Edelman (companhia de comunicação corporativa), há uma área em que os profissionais têm de abastecer e manter blogs corporativos, entre outras incumbências.
A Pólvora! Comunicação foi criada, há um ano, apenas para desenvolver projetos de mídias sociais para as empresas. "As companhias estão terceirizando para ver aonde vai esse movimento", destaca o diretor de operações, Marcio Cavalieri.