Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

11/10/2009 - 10h16

Forças Armadas tem 45% das vagas propostas no Orçamento

ANDRÉ LOBATO
Colaboração para a Folha

As Forças Armadas detêm uma porção expressiva do número de vagas previsto pelo Orçamento da União para 2010: dos 77.782 postos aprovados, 45% são para a Aeronáutica (13.495) e a Marinha (21.507).

Consideradas só as 57.901 vagas do Poder Executivo, do qual as Forças Armadas fazem parte, a soma equivale a 60%.

Esse número de vagas, no entanto, não será todo preenchido no ano que vem. A abertura dos concursos depende da aprovação de leis, que apresentam uma data-limite para o preenchimento dos postos.

No caso da Marinha, o projeto de lei nº 5.916/09 aumenta em 36% seu efetivo. Na Aeronáutica, o PL nº 4.752/09 faz crescer o número de funcionários em cerca de 20%.

Aprovados os projetos, a Aeronáutica tem 32 anos para preencher seu novo efetivo, sendo 195 vagas em 2010.

A Marinha terá 20 anos para preencher as vagas. Em 2010, estão previstos 218 postos para os profissionais com ensino superior e 771 para os de nível médio, afirma o capitão-de-mar-e-guerra Juarez Alves Júnior, assistente de planejamento de pessoal da Marinha.

Formação

Segundo Alves Júnior, médicos e engenheiros são os profissionais de nível superior mais requisitados. Entre os de nível médio, os mais procurados são os de escolas técnicas. Os candidatos passam por testes físicos e de saúde.

Após a instrução, o profissional com curso superior vira primeiro-tenente. Os salários, comenta Alves Júnior, não são "tão competitivos". Em julho de 2010, o de primeiro-tenente será de R$ 7.343,88. Na visão dele, há outros benefícios. "Damos muitos cursos", afirma.

A pedagoga-tenente Ester de Freitas Silva, 32, diz que optou pela Marinha pela "estabilidade e para servir ao meu país". Ela cuida da seleção dos candidatos e afirma que hierarquia, disciplina e gosto pelo estudo são características desejadas.

No caso da formação de nível médio, os concursados ingressam em escola para aprendizes ou em centro de instrução e saem suboficiais, com patente de marinheiro ou de cabo.

As 195 vagas previstas para a Aeronáutica em 2010 são para cabos e soldados. Os concursos seguirão calendário disponível em www.fab.mil.br.

Controladores de voo estão entre as profissões que justificam a necessidades de novas vagas, segundo o projeto de lei, e também devem ter concurso.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).