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20/12/2009 - 08h45

Equívoco deve ser tratado com discrição

ANDRÉ LOBATO
colaboração para a Folha de S.Paulo

Errar é humano. No entanto, somente os acertos costumam ser revelados nas relações corporativas.

Equívocos de estratégia, gestão de pessoas ou gerenciamento de tempo podem ter consequências sérias --como a demissão-- e geralmente são evitados pelos profissionais.

Quando acontecem, no entanto, não devem ser propagandeados, sobretudo no ambiente de trabalho, dizem os especialistas ouvidos pela Folha.

"Admitir o erro é permitir que o outro lhe faça de alvo", explica Mariá Giuliese, da consultoria Lens & Minarelli.

"Referências de lealdade e de compromisso não combinam dentro da empresa. Mas quem quer trabalhar nela tem de saber disso. É uma guerra inóspita. Se deixar o flanco exposto, você será atacado", opina.

O "headhunter" Robert Wong também aconselha que o profissional não dissemine o assunto. Caso o tema surja em uma conversa ou uma entrevista de emprego, no entanto, é preciso estar preparado.

"Não adianta parecer perfeito", diz. É preciso ser autêntico e responder objetivamente ao que foi perguntado. Se o erro é relevante para o cargo, é válido mencioná-lo, recomenda.

Para Wong, é necessário conhecer os próprios erros e aprender com eles. "Sempre achamos que a competência vem ao competir com os outros. Mas a verdadeira competição é a consigo mesmo. Isso se chama excelência", finaliza.

Perda

O administrador de empresas Rafael Spinola, 28, cometeu um erro que custou caro, mas ensinou-lhe a conciliar as aplicações em Bolsa de Valores com a dedicação à empresa.

Ao entrar na companhia, manteve os investimentos com alta alavancagem e, por não poder acompanhar as operações devidamente, perdeu rapidamente uma quantia relativa a meses de salário.

Agora, opta por investimentos de médio e longo prazos, que não exigem atenção constante do investidor.

Para Roberto Zentgraf, autor de livro sobre finanças e professor do Ibmec Rio de Janeiro, é preciso alinhar os interesses de carreira com os financeiros. "Tem de saber lidar com a impossibilidade de ficar o dia todo grudado no mercado e controlar sua ansiedade."

A Folha ouviu histórias de profissionais que cometeram erros e dicas de consultores para lidar com cada tipo de equívoco.


     

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