Folha Classificados
Empregos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

10/01/2010 - 10h52

Especialistas em carreira dão conselhos para início de ano

NATALIE CATUOGNO CONSANI
da Folha de S.Paulo

A tradicional lista com as resoluções de ano novo pode crescer um pouco mais para quem quer fazer de 2010 um período mais próspero profissionalmente. Prosperidade, nesse caso, pode ser entendida como ser promovido, passar em concurso, tornar-se um líder melhor ou aprender a investir bem o salário.

Para ajudar o profissional, a Folha ouviu especialistas como James Hunter (autor de "O Monge e o Executivo"), Gustavo Cerbasi ("Casais Inteligentes Enriquecem Juntos") --leia abaixo os conselhos de ambos-- e Claudio Fernández-Araóz ("Grande Decisões sobre Pessoas").

*

JAMES HUNTER
Professor, palestrante, consultor e escritor, autor de "O Monge e o Executivo" (ed. Sextante)

Mudança
"Só há sucesso para os que são apaixonados"

Em primeiro lugar, para alavancar a carreira, é preciso trabalhar com paixão. Como diz repetidamente o grande guru Jack Welch, eleito o executivo do século, só existe sucesso para aqueles que são apaixonados pelo que fazem.

Além disso, para crescer com consistência, é importante ter autocrítica. É por meio dela que você deverá ficar atento às suas forças e fraquezas e, com isso, irá se aprimorar constantemente.

Para tanto, é importante ouvir as pessoas que estão ao seu redor. Pergunte humildemente aos seus pares, aos seus subordinados, ao seu superior e à sua família o que você pode fazer para ser uma pessoa melhor.

Esteja preparado para ouvir críticas e seja adulto o suficiente para analisar o que foi dito. Eu faço isso habitualmente e o processo tem me ajudado muito a melhorar de maneira geral. Às vezes dói, mas o resultado é compensador.

O passo seguinte é trabalhar as suas fraquezas de forma persistente. Mudar não é fácil, mas é de fundamental importância.

*

GUSTAVO CERBASI
Mestre em administração, professor e autor de "Casais Inteligentes Enriquecem Juntos" (ed. Gente)

Finanças
"Priorize gasto que dá prazer"

Quem deseja acertar a vida financeira em 2010 e virar um pequeno investidor deve valorizar gastos que lhe tragam satisfação, como com cuidados pessoais, esportes e lazer.

Para que a estratégia funcione, é preciso repensar os grandes gastos, como aqueles com casa, carro e marcas de roupas.

Quando simplificamos os grandes gastos e garantimos nosso prazer, tornamo-nos pessoas mais realizadas e felizes e, assim, mais criativas e com a empregabilidade mais sólida. Pessoas infelizes usam suas reservas para curar suas depressões e compulsões.

Conquistada a qualidade de consumo, a regra para se tornar um bom investidor é poupar com disciplina, de preferência automaticamente, como em planos de previdência privada e aplicações programadas.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).