Folha Classificados
Imóveis

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

01/08/2003

Locação - Rentabilidade

Possibilidades e dúvidas do dia-a-dia: você tem dinheiro sobrando e pensa em investir na compra de um imóvel para alugar. Será que não ganharia mais com outro tipo de aplicação? Ultimamente, o rendimento das aplicações financeiras tem ultrapassado o dos aluguéis, que em média é de 0,7% bruto do preço da propriedade.

Ou então você precisa de moradia, tem algum dinheiro e planeja comprar um imóvel só depois de uma boa poupança. Não seria melhor entrar já num financiamento e pagar as prestações, em vez de arcar com o aluguel de onde você mora e lhe sobrar ainda menos para a poupança?

Tudo depende das circunstâncias. Não existem regras absolutas. Para o jovem universitário que não tem família rica nem recebeu herança e ainda tem tantos lugares para conhecer, trabalhar e morar, é melhor alugar. Seria uma boa opção pensar em tornar-se o inquilino de um casal mais maduro, que obtenha no aluguel a fonte de renda que complementa seu orçamento com segurança.

Considere ainda a existência de inúmeras possibilidades: alguém que se descasou e necessita de moradia com urgência deve alugar. Outra pessoa, que descobriu uma casa à venda por preço baixo, verdadeira pechincha, deve comprá-la para depois alugar.

De qualquer forma, tem aumentado a procura de imóveis com menor número de dormitórios e aluguel de valor mais baixo, até R$ 450. Quem pensa em comprar para alugar com rapidez deve investir, portanto, nesse tipo de imóvel. Embora o aluguel seja mais baixo, proporcionalmente o rendimento é mais alto, em relação ao investimento na compra. E o risco também: é exatamente na faixa de aluguéis até R$ 450 que se concentra mais da metade dos inquilinos que deixam de pagar o aluguel em dia.

Oferta maior, procure o melhor

Com a estabilização econômica, o preço dos aluguéis refluiu, e a oferta se ampliou. É um quadro que favorece o locatário. Por isso se você vai alugar um imóvel residencial, é bom se organizar.

Faça um levantamento completo na região onde você pretende morar. Pesquise em anúncios de jornais e imobiliárias, peça indicações a conhecidos e visite os imóveis. Não se deixe levar pela primeira impressão, a mais emocional.

Leve em conta as dicas de Avaliação, comparando as condições de preço, espaço, conforto e localização.

Monte a ficha de avaliação e anote as particularidades de cada imóvel. Só assim você saberá, na comparação final, se aquele imóvel que estava com um aluguel "baixinho" e ficava num lugar ótimo realmente vale mais a pena que outro não tão barato, mas em perfeito estado de conservação.

Fonte: Guia Folha Imóveis

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).