Folha Classificados
Imóveis

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

28/11/2010 - 09h08

Garagem é ponto de entrada de 80% das invasões a condomínios

CAROLINE PELLEGRINO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Entre as áreas de maior vulnerabilidade dos condomínios a invasões, a garagem é a preferida dos assaltantes.

Pesquisa da Haganá, empresa especializada em segurança de condomínios, em parceria com o Secovi-SP (sindicato do setor) analisou cem casos de invasão de 2004 a 2010 na região metropolitana de São Paulo e concluiu que 90% ocorreram por entradas e saídas de pedestres ou veículos -destes, 80% foram pela garagem.

Entre as principais estratégias utilizadas para burlar a segurança estão o uso de controles de portões automáticos, a clonagem da placa dos veículos e disfarces de prestadores de serviços.

Empresas especializadas, por sua vez, aprimoram os sistemas de proteção ao acesso dos carros. "Um dos mais seguros é instalar dois portões na entrada [sistema de gaiola]", avalia o vice-presidente de administração imobiliária e condomínios do Secovi-SP, Hubert Gebara.

"Enquanto um abre, o outro fecha, e o porteiro só abre o segundo depois da identificação", explica. "O uso de câmeras e de iluminação também é essencial."
Entre as novidades está um software que grava os dados de cada veículo do prédio.

O ex-secretário nacional de Segurança Pública, coronel José Vicente da Silva, defende a repressão para impedir a ocorrência de novos arrastões. "O bandido quer uma ação lucrativa e segura. Com repressão intensa, o número de casos tende a cair."


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).