Folha Classificados
Imóveis

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

21/07/2004 - 18h06

Três recebem menção honrosa em prêmio de obras sustentáveis

da Folha Online

Os três finalistas --Refúgio Biológico Bela Vista, da Itaipu Binacional, no Paraná; Projeto de Eficiência Energética em Habitação Unifamiliar, da Eletrosul, em Santa Catarina; e condomínio residencial Palm Hill, da DP Engenharia, em São Paulo-- receberam menções honrosas da comissão julgadora do Prêmio de Melhor Prática em Construção Sustentável.

O resultado foi divulgado nesta terça-feira (21), durante o encerramento da 1ª Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável, realizada em São Paulo. O concurso foi promovido pelo Sinduscon-SP (sindicato das construtoras), IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil) e ONG IISBE (Iniciativa Internacional para Ambiente Construído Sustentável).

O julgamento levou em conta os desempenhos ambiental (uso de água e energia, reciclagem, reúso, qualidade do ambiente interno, sítio, paisagem e materiais e componentes); social (acessibilidade, participação e controle pelos usuários, educação, saúde e segurança) e econômico (efeitos na economia local, eficiência no uso, adaptabilidade, flexibilidade e custos no ciclo de vida).

Árvores

O condomínio residencial Palm Hill, com 34 casas de 220 a 248 metros quadrados, fica no Alto da Boa Vista, em São Paulo. Na construção, a DP Engenharia se preocupou em preservar a vegetação existente no terreno, amplamente arborizado.

O projeto ainda valoriza a iluminação natural, para economizar energia, e conta com sistemas de captação da água da chuva, reaproveitada na irrigação e lavagem externa.

A obra envolveu estudos de desempenho térmico, acústico e de toxidade. O principal desafio, no entanto, foi adaptar a tecnologia ambiental, com diferenciação e qualidade, ao valor comercial das casas, voltadas para a classe média alta.

Já o Refúgio Biológico Bela Vista, projetado pela 3C Arquitetura e Urbanismo e erguido pela Construtora Habitável, utilizou, entre os materiais, basalto e resíduos da construção da própria Usina de Itaipu. A madeira veio de áreas de reflorestamento. Os resíduos da obra foram segregados para reciclagem.

As paredes e o telhado contam com isolamento térmico de colchão de ar, que economiza o uso de ar condicionado. O empreendimento também utiliza energia solar e aproveita a água da chuva na irrigação e descarga sanitária.

     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).