Folha Classificados
Imóveis

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

14/08/2005 - 17h11

Software ajuda a calcular o preço do metro quadrado de terreno

da Folha de S.Paulo

A facilidade de acesso e o padrão das construções do bairro são responsáveis por 16% do preço de um terreno. Essa foi a conclusão de um estudo realizado por pesquisadores da EESC-USP (Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo).

No estudo, foi utilizado um software para os cálculos, que se basearam em uma técnica que "imita" o funcionamento da rede de neurônios humanos. "Usuários de qualquer região do país poderiam utilizá-lo para obter o preço aproximado do metro quadrado de terrenos específicos", diz Antônio Nélson Rodrigues da Silva, 43, coordenador da pesquisa.

Para chegar às porcentagens da composição do valor, criou-se um banco de dados de 480 terrenos de São Carlos. "Na maioria dos casos, a acessibilidade é o principal determinante", estima Silva.

Também definem o valor do lote itens que o caracterizam fisicamente, como tamanho e topografia. Mais informações podem ser obtidas com o coordenador pelo telefone 0/xx/16/3373-9595.

     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).