Folha Classificados
Imóveis

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

22/10/2006 - 09h05

Proteção contra poluição sonora começa pelo projeto arquitetônico

GIOVANNY GEROLLA
da Folha de S.Paulo

Passos de crianças no piso superior descem pelas paredes e fazem vibrar os pilares e os nervos. Na rua, cães de latido estridente e freadas na ladeira tornam o sono mais difícil. Para virar barulho, basta que o som incomode alguém; e, para se proteger dele, há inúmeras formas de equipar a casa.

"Janelas e portas de vidros duplos em esquadrias vedadas com borracha, mantas de lã mineral [vidro ou rocha] associadas a sistemas de "dry wall" [gesso acartonado] e pisos com espumas entre a laje e o contrapiso", enumera o arquiteto e professor do Senac-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) Walter Galvão, 40.

Mas, para dormir com um barulho daqueles, pode ser preciso "perder o sono" por outra razão: o "ruído" no orçamento. O médico Rogério Zeigler, 37, calcula que tenha gasto dobrado para "comprar" noites silenciosas na avenida Paulista: colocou janelas com vidros duplos nos quartos e no escritório.

"Gastei 100% mais do que com janelas comuns", contabiliza. "Tive sorte, porque consegui isolar o barulho sem fazer um projeto acústico." Mas "matar a cacofonia a grito", ou ao acaso, não é a maneira mais recomendada de lidar com o problema.

Silêncio projetado

Um bom projeto estrutural e arquitetônico fala mais alto, dizem especialistas: evitar janelas para playgrounds, quadras ou ruas muito movimentadas e engrossar estruturas, paredes ou lajes entre pavimentos.

O decorador Fernando Piva, 35, lembra que "sons graves, como latidos, não são totalmente isolados por vidros duplos". Ter árvores ao redor do prédio para reduzir o barulho da rua "é de eficiência contestável", pontua Galvão, que prefere a alvenaria de tijolos maciços cerâmicos como silenciador.

A ventilação do ambiente também não deve fazer barulho."Um sistema de ar condicionado "split" [R$ 1.500, em média, o aparelho], mais silencioso, é mais caro que o convencional", diz Piva. Em pisos e paredes, carpetes, tapetes e papel de fibra de vidro absorvem o som e aliviam o ouvido.

Especial
  • Leia o que já foi publicado sobre poluição sonora

  •      

    CURSOS ON-LINE

    Aprenda Inglês

    Aprenda Alemão


    Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).