Folha Classificados
Imóveis

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

14/06/2008 - 18h03

São Paulo mostra suas caras

Colaboração para a Folha de S.Paulo

Em uma cidade multifacetada como São Paulo, não é difícil achar um bairro para chamar de seu. Há espaço para quem não quer ficar longe do cinema e do metrô ou morar perto de escolas, academias e supermercados --confira ao lado onde eles estão mais concentrados.

Também há distritos mais completos, que figuram nos primeiros lugares de rankings em diferentes quesitos.

É o caso da Vila Mariana (zona sul), líder em oferta de estações de metrô, hospitais e clínicas e escolas particulares.

Outros exemplos são o Itaim Bibi (zona oeste), onde há muitas academias, cinemas e bancos, e Santana (zona norte), que tem boa oferta nos mesmos quesitos da Vila Mariana.

Além de checar a infra-estrutura, é preciso sentir o clima da região da casa nova. A "oferta" agrada a todos os gostos --há 77 microclimas na cidade, aponta levantamento usado para formatar o Atlas Ambiental do Município de São Paulo.

O "bolsão quente" fica na região que engloba bairros como Bom Retiro, Vila Guilherme, Brás, Pari, Mooca e Ipiranga, localizados em área de várzea (baixa) e com topografia plana, ensina o geógrafo Gustavo Armani, pesquisador científico da seção de hidroclimatologia do Instituto Geológico e autor, em parceria com o professor da USP José Roberto Tarifa, dos mapas usados pela prefeitura.

Temperatura agradável

Os bairros com temperatura mais amena, que formam o bolsão frio, costumam ter mais vegetação (Alto de Pinheiros, Pinheiros, Perdizes, Santa Cecília, República, Consolação, Bela Vista, Jardim Paulista, Moema, Morumbi e Vila Andrade) ou são sombreados por edificações muito altas (região central e avenida Paulista).

Regiões como Jardim Europa, Cidade Jardim, Chácara Flora e Granja Julieta foram favorecidas pela predominância de casas e pela arborização nos lotes e entre eles. Já as áreas periféricas (em especial a zona leste) saíram perdendo por causa da ocupação total dos lotes pelas edificações e da quase ausência de cobertura vegetal.

Pelos cálculos de Armani, considerando-se só os bairros, sem levar em conta locais específicos, a variação de temperatura entre uma região e outra da cidade pode chegar a 4ºC.

Zona segura

Um bom ambiente inclui também a segurança dos moradores. É bom checar dados como os do quadro ao lado, que mostram, entre outras coisas, onde há mais roubos na cidade em relação ao número de habitantes: Sé, Santo Amaro, Pinheiros, Vila Mariana e Mooca.

Ao lado deles, outros quatro bairros têm índices de roubo superiores à média da cidade, que é de 1.000,65 casos por 100 mil habitantes: Lapa, Ipiranga, Butantã e Jabaquara.

Arte/Folha

     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).