Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

01/08/2003

Serviços - Registro

Se você detesta papelada, teme enfrentar filas e não se importa em gastar mais, contrate um despachante.

Mas fique sabendo que não é muito difícil fazer sozinho o serviço de registro, licenciamento e emplacamento.

Estes são os passos do registro de um zero-quilômetro, tanto para automóveis como para motos:

1) Providencie os seguintes documentos:
  • cópias do CPF (ou CNPJ), RG, comprovante de residência (conta de luz, telefone, IPTU etc. ­ sempre em nome do proprietário do veículo);
  • cópia da nota de origem (do fabricante e de importação, por exemplo);
  • primeira via original da nota fiscal de revenda (não se esqueça de tirar uma cópia autenticada para você, por via das dúvidas);
  • atrás da primeira via da nota fiscal, o carimbo da vistoria feita pela concessionária (se a concessionária não fizer vistorias, o veículo precisará ser vistoriado no Detran);
  • o decalque legível do chassi, feito no verso da nota fiscal de revenda;
  • se o veículo for financiado, o contrato original de financiamento.
2) Junte todos os documentos e vá ao Detran ou à delegacia regional de trânsito. Procure o setor em que fornecem e preenchem o formulário do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores). Guarde uma via.

3) No posto bancário que se encontra dentro desse órgão público, você pedirá o formulário de encomenda das placas. Depois de preenchê-lo, pague a taxa das placas e pegue o comprovante do pagamento.

4) Vá com o comprovante ao setor de Classificação de Placas para obter o número das placas de seu veículo.

5) Ainda no Detran ou na delegacia regional de trânsito, leve todos os documentos ao posto da Secretaria da Fazenda. Aí você pedirá o cálculo do IPVA (proporcional ao mês de emissão da nota fiscal) e do seguro obrigatório.

6) Volte ao posto ou agência bancária para pagar o IPVA, seguro obrigatório e a taxa de registro do veículo. Nesse momento seu veículo estará licenciado.

7) Tire uma cópia do IPVA e do seguro obrigatório pagos. Leve-as ao setor de registro de veículos (a seção do CRV), para dar entrada na documentação: todos os documentos especificados acima, inclusive a outra via do Renavam, e os comprovantes de pagamento.

8) Em cerca de 24 horas você poderá retirar os documentos (CRV e CRLV) e emplacar o veículo (colocar as placas dianteira e traseira, com um lacre nesta), mediante a apresentação do IPVA original pago e do comprovante de pagamento das placas.

Fonte: Guia Folha Veículos

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).