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01/08/2003

Segurança - Direção defensiva

Ser adepto da "direção defensiva", também chamada "direção segura", significa ser capaz de reagir bem em situações inesperadas e adversas.

Entre elas, pode-se citar falta de luz nas vias públicas, tempo ruim, trânsito intenso, estradas malconservadas, acidentes na pista, motoristas e pedestres imprudentes, e, também, saber lidar com situações de roubo e seqüestro.

Alguns cuidados podem evitar acidentes nas ruas e estradas. Veja quais são:

Aquaplanagem

Quando há poças ou uma lâmina (camada) fina de água cruzando a pista, o carro pode deslizar sem controle caso esteja em alta velocidade, porque os pneus perdem o contato com o chão.
    Isso pode ocorrer no asfalto ou nas estradas de terra batida, ainda mais lisas.
  • Se seu carro aquaplanar (ou hidroplanar), tire o pé do acelerador, não pise no freio e firme o volante para se manter no curso da pista.
  • Em dias de chuva, dirija bem abaixo da velocidade permitida.
  • Calibre os pneus uma vez por semana e antes de viagens, com a pressão indicada no manual do veículo.
  • Verifique periodicamente se os sulcos dos pneus atingiram os marcadores de profundidade ou menos de 1,6 milímetro de profundidade.

Pedestres

Quando estiver dirigindo, tenha sempre por princípio que os pedestres são imprevisíveis, especialmente os idosos e as crianças.

Lembre-se sempre de que, pelo Código de Trânsito, a responsabilidade maior é dos motoristas. Na faixa de pedestres, por exemplo, a preferência é sempre das pessoas que estão atravessado, mesmo que o sinal esteja aberto para você e principalmente se você estiver dobrando uma esquina.
  • Se um pedestre atravessar à sua frente, procure frear aos poucos o veículo para evitar colisões por trás. Se for impossível estacar o carro, tente desviar para um local de menor risco.
  • Nunca deixe de socorrer uma vítima.
  • Nas cidades que possuem socorro de vítimas de trânsito, o mais aconselhável é chamar o pessoal especializado.

Bicicletas

Os ciclistas, como os pedestres, costumam fazer movimentos bruscos, surgir inesperadamente ou trafegar no sentido contrário ao do trânsito.

À noite, o risco de acidentes aumenta, ainda mais porque a maioria das bicicletas não possui o equipamento determinado pelo Código de Trânsito.

Os ciclistas devem trafegar no mesmo sentido do trânsito, a não ser que a autoridade local baixe norma liberando o sentido de tráfego. Diz o CTB que, se o ciclista está andando a pé e conduzindo sua bicicleta, ele é encarado como pedestre.
  • Se achar que o ciclista está desatento, buzine de leve quando for ultrapassá-lo.
  • Redobre a atenção ao dobrar esquinas.
  • Olhe sempre pelo retrovisor e pelo espelho lateral antes de abrir a porta do carro.

Motocicletas

O número de motos nas grandes cidades, a imprudência de muitos motociclistas e a desatenção de outros condutores têm causado grande quantidade de acidentes nos últimos anos.
  • Fique atento aos espelhos retrovisores.
  • Mantenha o curso na pista quando uma motocicleta se aproximar.
  • Nem sempre os motoqueiros obedecem à norma do Código de Trânsito de que todo veículo deve manter uma distância mínima de segurança de 1,5 metro em relação aos outros. Redobre a atenção.
  • Fique atento ao abrir a porta do carro, seguindo o mesmo cuidado tomado com a aproximação de bicicletas.
  • Animais

    O CTB considera crime a presença de animais soltos na pista, mas sempre convivemos com esse perigo nas estradas e ruas brasileiras.

    Animais pesados, como vacas, cavalos, ovelhas, porcos e cachorros podem provocar acidentes gravíssimos.
    • Ao avistar o animal, reduza bastante a velocidade para não desorientá-lo e sinalize com o braço para alertar os motoristas que vêm atrás.
    • Só retome a velocidade quando tiver ultrapassado o animal completamente.

    Dirija bem

    Veja os maus hábitos que devem ser evitados ao volante
    • Segurar o carro em subidas com a embreagem, sem o freio de mão (desgaste da embreagem).
    • Dirigir com o pé pousado no pedal de embreagem (desgaste da embreagem).
    • Acelerar o motor antes de desligar o carro (desgaste prematuro do motor).
    • Partir com o veículo em segunda marcha (desgaste do câmbio).
    • Dirigir com a mão apoiada na alavanca do câmbio (desgaste do câmbio).
    • Frear com a marcha em ponto morto ou a embreagem acionada (desgaste mais rápido das pastilhas e do disco do freio).
    • Acelerar o veículo quando não se pode avançar para lugar algum (gasto de combustível e desgaste do motor e dos freios).
    • Deixar o nível de combustível chegar à reserva (obstrução de filtros e de passagens do carburador, como o bico injetor, pela sujeira do fundo do tanque, além poder queimar a bomba de gasolina elétrica, em veículos com injeção eletrônica).
    • Deixar os pneus com calibragem abaixo ou acima da especificada (desgaste dos pneus e aumento do consumo de combustível).
    • Estacionar com o pneu pressionado contra o meio-fio (guia) da calçada (deformações no pneu, desalinhamento da suspensão e eventual desgaste da caixa de direção).
    Fonte: Guia Folha Veículos

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