Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

23/05/2010 - 10h51

Vistoria de R$ 100 é opção para avaliar estado do veículo

DE SÃO PAULO

Quem pensa em comprar um usado e não tem conhecimento suficiente de motor, câmbio e transmissão pode recorrer a empresas especializadas em vistoria automotiva antes de fechar o negócio.

Até consumidores mais experientes, antes de bater o martelo por um carro usado, fazem questão de um parecer técnico para atestar a procedência e o estado do veículo.

Por cerca de R$ 100, essas empresas elaboram uma avaliação estrutural completa do modelo, verificando, inclusive, a numeração do chassi e do motor, o câmbio e os vidros elétricos.

Na Super Visão (www.supervisao.com), que tem cerca de 70 lojas em São Paulo, enquanto um profissional procura sinais de reparo, repintura ou adulterações pela carroceria, outro pesquisa num banco de dados se o modelo teve registro de sinistros ou foi guinchado.

Os funcionários também verificam se o modelo foi ofertado em leilão. Neste caso, recupera-se o edital para ver a foto do veículo e verificar seu estado na ocasião.

A análise completa dura cerca de 30 minutos. Após esse período, o cliente recebe um laudo e um parecer sobre as condições da máquina.

"Cerca de 10% das perícias são reprovadas ou aprovadas com alguma restrições", informa Sandro Abdalla, gerente da unidade Campos Elíseos da Super Visão, em São Paulo. De acordo com ele, o problema mais comum encontrado durante as vistorias é "adulteração do motor".

MÃO DUPLA

O publicitário Denis Rodrigues, 34, foi quem sugeriu a um potencial comprador que fossem juntos a uma empresa de vistoria automotiva para fazer a avaliação de seu EcoSport 2008.

"Se o comprador fica na dúvida, posso perder o negócio. Melhor alguém idôneo para atestar a confiabilidade do carro", analisa Rodrigues, que acertou a venda assim que o laudo positivo saiu.

Algumas companhias também realizam perícia no local indicado pelo cliente. "Mas não atestamos, por exemplo, o desempenho do motor", assinala Vanderlei Garcia, da Evydhence Perícia Automotiva (www.evydhence.com.br).


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).