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10/01/2005 - 15h59

Chevrolet Classic é o automático mais barato do Brasil

LUCAS LITVAY
free-lance para a Folha

Foi-se o tempo em que o câmbio automático era exclusivo de modelos luxuosos. De olho na crescente procura por esse tipo de transmissão, a Chevrolet lançou o Classic automático. A escolha do carro não foi à toa. O "velhinho" não pára nas concessionárias: entre quatro compradores de Corsa Sedan, três optam pelo desenho antigo.

Com isso, o preço para o motorista dar adeus ao pedal esquerdo despencou. Por menos de R$ 37 mil o cliente pode saborear o conforto de não precisar trocar as marchas. Até então, esse posto era do Honda Fit, de R$ 45.545.

Assim como em todos os automáticos, o desempenho do Classic ficou prejudicado, e o consumo de combustível subiu. E, com o preço da gasolina na casa dos R$ 2,20, esse é um ponto contra.

No teste Folha-Mauá, a nova versão do Classic mostrou bem sua sede por gasolina. Oferecido somente com motor 1.6, de 92 cavalos, o carro rodou, na cidade, 7,9 km/l. Já na estrada, o consumo foi de 14,4 km/l. Testado em 2000, o modelo com câmbio manual fez 10,2 km/l no trecho urbano e 16,1 km/l no rodoviário.

Nas acelerações, o resultado também é fraco. Para ir de 0 a 100 km/h o Classic levou 12,9s, enquanto o manual fez o mesmo em 10,6s. Já de 0 a 120 km/h, a nova versão foi cerca de 4s mais lenta.

Dirigir o Classic automático na cidade não é problema. Não ter a necessidade de trocar as marchas é um privilégio no caótico trânsito das grandes cidades brasileiras. Contudo, colocar o veículo na estrada e fazer uma viagem requer um pouco de paciência. Embora não apresente números ruins, a retomada de velocidade é lenta.

Para ir de 40 km/h a 120 km/h são gastos longos 18,4s. Com o então Corsa Sedan eram 15,4s. Se o motorista estiver a 60 km/h e esticar até 100 km/h, o modelo com câmbio automático levará 8,6s para concluir a tarefa.

A frenagem é outro ponto em que os números da versão automática são piores que os da manual. A 80 km/h, o Classic com dois pedais percorre 43,4 m até parar, enquanto que com três anda 38,9 m até a imobilidade.

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A Chevrolet oferece o Classic com câmbio automático em duas versões -Spirit e Super. O automático mais barato do Brasil custa R$ 36.829 e conta com direção hidráulica. Segundo a General Motors, essa versão foi desenvolvida para o público com deficiência física, que reivindicava um automático mais acessível.

Já a Super tem o preço mais salgado --R$ 42.494--, porém vem de fábrica mais equipada. Ar-condicionado e direção hidráulica são, entre outros, itens de série.

Mas quem preferir equipamentos no lugar da transmissão automática tem na versão Spirit uma melhor opção. Topo de linha, ela vem com ar-condicionado, direção hidráulica e airbag duplo e é vendida por R$ 35.079. Isso prova que o câmbio ainda é muito caro.



     

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