Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

06/05/2005 - 10h54

Novo VW CrossFox chama a atenção nas ruas com sua "fachada" off-road

RICARDO FELTRIN
Editor-chefe da Folha Online

Dois anos após ser apresentado como "carro-conceito", chega às ruas um novo utilitário na faixa dos R$ 40 mil: o CrossFox, nova aposta da Volkswagen para atrair os motoristas com "espírito off-road" (e, obviamente, competir com o Ford EcoSport).

A convite da montadora, a reportagem da Folha Online utilizou o modelo --inteiramente desenvolvido no Brasil-- durante quatro dias, em teste feito na cidade.

Divulgação/VW
CrossFox, novo utilitário esportivo da Volkswagen
CrossFox, novo utilitário esportivo da Volkswagen
Embora sua aparência agressiva lembre realmente um off-road, este utilitário esportivo compacto não foi feito para as estradas de terra e/ou ribanceiras, já que não há tração nas quatro rodas --só dianteira. O primeiro impacto vem no torque da primeira marcha (que, apesar do poder inicial, não pode ser muito "esticada", sob pena de ter sua potência automaticamente reduzida). A aceleração vai de 0 a 100 km/h em 11 segundos, um índice mais que suficiente para o uso urbano.

Embora tenha um sistema de suspensão que, segundo a montadora, "garante estabilidade em pisos irregulares", sob asfalto molhado percebemos que o arranque é tão poderoso que o carro balançou para uma das laterais na hora da "largada".

Grosso modo, o interior do carro pode ser considerado "standard", sem luxo exacerbado (aparentemente não é esse o espírito, mesmo), mas há CD e uma grande série de detalhes destinados ao conforto do motorista e dos passageiros: ao todo são 17 "porta-trecos" (há espaço para latas de refrigerante, garrafas de água mineral de 1,5 litro, revistas, celulares, além de um espaçoso "porta-luvas-gaveta" sob o banco do motorista).

Evidentemente isso faz do carro uma alternativa ideal para uma família com crianças (mas não muitas, e já vamos explicar o porquê).

Os bancos têm, além do tradicional ajuste de distância, um ajuste de altura --dispositivo muito importante no caso de motoristas altos (caso da reportagem, 1m84). Mesmo com os bancos dianteiros afastados ao máximo, ainda sobra espaço e certo conforto a eventuais passageiros adultos no banco de trás.

Atração visual

Na rua, o visual carro chamou a atenção. Em quatro dias de uso regular, duas motoristas chegaram a pedir informações sobre o modelo à reportagem da Folha Online, em pleno trânsito paulistano: uma delas dirigia um EcoSport (um sinal de que o consumidor-alvo da VW já está, de fato, atingido); a outra "interessada" dirigia um Xsara Picasso, da Citröen.

O motor 1.6 (Total Flex), o câmbio de cinco marchas e a transmissão são absolutamente confortáveis. Aliás, como todo esportivo, há um certo prazer em trocar as marchas. A velocidade máxima --segundo a montadora-- é de 177 km/h.

Um dos "charmes" do modelo é, como no concorrente EcoSport, o estepe instalado na parte externa da porta traseira. No caso do CrossFox há um sensor no painel que indica se o equipamento está ou não bem fixado.

Um dos "defeitos" é o porta-malas pequeno, um grande problema no caso de uma família numerosa fazendo uma longa viagem. Nesse caso, há que se fazer uso do bagageiro no teto do veículo.

     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).