Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

15/04/2007 - 11h09

Enxurrada de novidades

FABIANO SEVERO
da Folha de S.Paulo
ROSANGELA DE MOURA
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Nem só de Golf GTI viverá a Volkswagen em 2007. Uma versão esportiva do Fox está na boca do forno. O carro será equipado com um inédito motor 1.4 a gasolina com turbo, que vai gerar 130 cv (cavalos).

Previsto para ser lançado até dezembro, o carro é parte da política da Volkswagen de pressionar o governo a estender a redução de impostos a motores até 1.4. Hoje, só os 1.0 pagam menos IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados).

O 1.4 é mais eficiente, tem praticamente o mesmo custo de fabricação do 1.0 e pode ser exportado para países que popularizaram o 1.4. A Volkswagen vende na Europa o Fox 1.4, mas, no Brasil, essa cilindrada está disponível para Chevrolet, Citroën, Fiat, Honda e Peugeot.

Desenvolvido na Alemanha, o uso da turbina para dar mais potência ao motor está descartado no Polo e no Golf.

O novo Gol também terá versão GTI. Com previsão de lançamento para o segundo semestre de 2008, usará o motor 1.8T do Golf, recalibrado para gerar 154 cv, 39 cv a menos que no Golf. Sem concorrentes, a versão quer resgatar o sucesso do Gol GTI nos anos 80 e 90.

Vectra hatch

Já a Chevrolet prepara seu esportivo para daqui a cinco meses. Visualmente igual ao Astra vendido no México, usa a plataforma do Vectra brasileiro, mas não usará o nome --a exemplo de Celta e de seu sedã, o Prisma. Os motores são os mesmos 2.0 e 2.4, de até 150 cv.

Com a mesma potência chegará, em outubro, o Peugeot 207 2.0 16V, também bicombustível. O carro já está em testes no Brasil. Assim como o do Vectra hatch, o preço ficará em torno de R$ 60 mil. Mais baratos, o Astra e o 206 nacionais continuarão em linha.

A Ford também entrará nessa nova e potente safra. Com o projeto B402, que deriva da plataforma do Ka, mas tem quatro portas, haverá uma versão com o motor 1.6 bicombustível, o mesmo que é usado no Fiesta, no EcoSport e, agora, no Focus e que gera até 111 cv.

As primeiras unidades para teste começam a ser produzidas em São Bernardo do Campo a partir de agosto, mas o "Kazão" só será lançado em fevereiro do ano que vem, já como modelo 2009. O Ka sairá de linha em dezembro deste ano.


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).