22/07/2007
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10h29
Chevrolet custa menos e tem seguro mais barato entre sedãs
Sob os holofotes, estão três sedãs que miram, sobretudo, o bolso do consumidor. Isso quer dizer que todo centavo conta.
A vantagem inicial é do Chevrolet. O Classic parte de R$ 25.190 --e tem mais duas versões, podendo, com opcionais, passar para até R$ 33.230. Sua lista de equipamentos de série é a única que inclui o desembaçador do vidro traseiro.
O preço intermediário é o do Renault. Na versão de entrada, o Logan custa R$ 27.990, com protetor de cárter. Como o compacto da Fiat, tem pára-choque na cor do veículo, mas não há regulagem interna dos retrovisores. Há outra opção de acabamento, de R$ 29.480.
Pelo Siena Fire --carroceria do Siena atual, interior do anterior--, a Fiat cobra R$ 28.720. E apenas ele tem opcionais de segurança: os freios com ABS (antitravamento) custam R$ 2.744; os airbags, R$ 2.095.
Segundo o teste Folha-Mauá, quando o assunto é consumo de combustível, o Classic só é batido pelo Logan a gasolina na estrada. Mas a diferença é de apenas 300 m: 16,1 km/l contra 15,8 km/l. O Siena registra 13,4 km/l.
Seguro
A todos esses valores é preciso somar ainda mais um gasto: o do seguro. Cálculos da Porto Seguro feitos a pedido da Folha apontam uma nova vantagem do Classic. Gastam-se R$ 1.276.
Um motorista com o mesmo perfil pagaria R$ 1.593 pelo prêmio do Siena. Para segurar o Logan, o desembolso é de R$ 1.679. O Renault também tem a maior franquia: R$ 1.693 ante R$ 1.476 do Classic.
O Renault responde através de um estudo do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária). O chamado Car Group compara a facilidade e o custo de reparo e, quanto menor a nota, melhor. O Logan "tirou" 13, o Classic, 28, e o Siena, 30.