Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

02/03/2008 - 13h32

Vectra se desvaloriza mais que japoneses

FABIANO SEVERO
da Folha de S.Paulo

A vida do Chevrolet Vectra, reestilizado no fim de 2005, não tem sido fácil. Apesar das boas vendas --em janeiro, foram 2.323 unidades--, ele é evitado na revenda. E, quando um lojista o aceita, paga bem menos do que as tabelas indicam.

A desvalorização nos dois primeiros anos chega a 35%. Segundo a Assovesp (associação dos lojistas), o Vectra 2007 perdeu 17,3% em relação ao zero-quilômetro. O Honda Civic se desvalorizou 12,6%, e o Toyota Corolla amarga 15,8%.

O contador Wilson Farias, 41, pagou R$ 81 mil pela versão Elite 2.4 há dois anos e a vendeu por R$ 52 mil, R$ 12 mil a menos que o indicado pelo Datafolha. Já a empresária Leila Matta, 57, dona de cinco Chevrolet consecutivos, quase a abandonou ao ver a cotação de seu Elegance despencar em 20 meses.

"Só comprei uma Zafira porque as revendas Chevrolet pagavam mais pelo Vectra", afirma Matta, que comprou o sedã por R$ 57 mil e o vendeu, há um mês, por R$ 45,3 mil. Segundo o Datafolha, ele vale R$ 51.850.

A empresária conta que foi a lojas de outras marcas: "Na Honda, os vendedores nem olhavam o carro. Pagavam R$ 41 mil e diziam que o pátio estava lotado de Vectra encalhado".

O problema é que o Vectra ganhou uma versão mais barata, a Expression, em janeiro de 2007. Hoje custa R$ 56.974 e não oferece ar-condicionado digital, rodas de liga leve, som nem airbag, itens do Elegance.

"Quando um usado custa mais de R$ 50 mil, compete com outros zero-quilômetro", reconhece Samuel Russell, diretor de marketing da GM.

Segundo ele, o crescimento do mercado de novos --teve alta de 27,8% em 2007-- força uma desvalorização do usado. "O cliente de Vectra o troca a cada dois ou três anos. O carro agora está na fase de troca."

Russell também diz que não ofertou o Expression em 2005 pois, em lançamentos, a GM foca os clientes que pagam mais pela novidade. "Queríamos dar visibilidade ao carro. O Expression não é bonito de olhar."

Para acabar com "buracos" entre as versões, o motor 2.0 do Vectra acaba de ganhar a opção Elite. Custa R$ 76.527, R$ 5.205 a menos que o Elite 2.4 e R$ 12.649 acima do Elegance.

O carro foi cedido para avaliação pela montadora


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).