Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

11/05/2008 - 12h17

Com acessórios inúteis, montadoras investem em estética e alavancam vendas

FABIANO SEVERO
Enviado especial a Uberlância (MG)

A cena é real: cerca de 20 Chevrolet S10 novas entram num posto de gasolina nos arredores de Uberlândia (MG). Dentro de sua Toyota Hilux, um curioso ouve o motor 2.4 funcionando e comenta: "Nunca vi um motor a diesel tão silencioso". Para sua surpresa, ele não era a diesel, mas "flex".

"Então por que essa entrada de ar no capô?", indaga ele, comparando com a fenda aberta em sua Hilux turbodiesel.

Estética, diz Pedro Manuchakian, vice-presidente de engenharia da GM. Ele afirma que o sistema, com pequenos orifícios que dão acesso ao motor, até ajuda a resfriá-lo, mas a função real é "dar mais robustez".

Segundo pesquisas da GM, a "aparência exterior" e o "estilo utilitário" motivam a compra de picapes. Daí também os apliques pretos no pára-choque.

A mesma estratégia é adotada pela Ford, que, ao reestilizar o EcoSport, desenhou um aplique cinza escuro no pára-choque da versão FreeStyle para simular um quebra-mato.

"Mesmo que não tenha função estrutural, serve para valorizar o apelo de aventura", diz Adriana Carradore, gerente de produto da linha EcoSport.

Nas revendas, a Ford oferece ainda alguns protetores frontais de pára-choque para o jipinho. Variam de R$ 245 a R$ 600 e também carecem de função. Só espírito "off-road".

Carlos Henrique Ferreira, assessor técnico da Fiat, lembra que o primeiro carro a inaugurar acessórios sem função real foi a Palio Weekend Adventure, em 1999. Quatro anos depois, ela viu seu quebra-mato verdadeiro dar lugar a um falso. "Ninguém reclamou", conta.

Campeões de venda

Segundo Ferreira, os clientes também gostaram das duas saídas de escapamento falsas no pára-choque do novo Stilo.

"Só quem entende de carro nota que [as saídas] lembram escapes. O cliente, em geral, vê como mais um detalhe de estilo, como o friso cromado."

Funcionais ou não, acessórios falsos têm alavancado as vendas. Líder, o EcoSport emplacou 4.200 carros em abril --desses, 53% eram FreeStyle. A S10 também reinou: vendeu 2.585 picapes no mês passado e deteve 32% do seu segmento.

O Stilo é o terceiro entre os hatchs médios, mas suas vendas cresceram 66% no primeiro quadrimestre deste ano se comparadas com as dos quatro primeiros meses de 2007.

P. O jornalista viajou a convite da GM do Brasil, que cedeu a picape para avaliação


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).