Folha Classificados
Veículos

ANÚNCIO COM FOTO

Digite o código do anúncio correspondente conforme modelo impresso no jornal
Código
 

Minha seleção

Anuncie

Imóveis

Empregos

Veículos

Negócios

Revista S.Paulo

Campinas/Vale

Ribeirão

Fale com a gente

Ajuda

Se preferir, ligue
(11) 3224-4000

03/08/2008 - 09h22

Fim de férias exige lavagem e check-up

RICARDO RIBEIRO
Colaboração para a Folha de S.Paulo

Depois de voltar de viagem, o motorista que pretende passar as próximas férias com o mesmo veículo deve tomar alguns cuidados. E não importa se o período de descanso foi no campo ou na praia.

O estudante Daniel Passos, 23, não fez a manutenção correta ao voltar do litoral paulista, e seu Chevrolet Corsa teve problemas de corrosão. "Foi só uma "raspadinha", achei que não ia ter problema. Depois de um tempo, veio a ferrugem perto da porta", recorda.

Mecânicos ouvidos pela Folha recomendam: de volta à rotina, é preciso levar o carro para um bom check-up. O sol, a terra, o sal e a maresia não causam problemas imediatos, mas, com o tempo, causam ferrugem e rangidos na suspensão.

Terrenos acidentados podem ter causado avarias em peças importantes, mesmo que o condutor não tenha percebido.

Para o mecânico Eduardo Rodrigues, do Auto Center Imigrantes, a primeira coisa a fazer é uma lavagem completa. "Tem de fazer limpeza na parte inferior em um posto, não basta lavar superficialmente em casa."

Os carros que ficaram longos períodos expostos ao sol merecem um polimento ou uma cristalização para evitar a aparição de ferrugens. Mas o ideal é fazer isso antes de viajar.

Outro cuidado é lubrificar a suspensão para evitar rangidos. "A areia e o sal normalmente tiram o material lubrificante."

Assoalho

O escapamento não deve ser esquecido. "Estou sempre no litoral, e, por causa da maresia, o escapamento do meu carro ficou enferrujado", conta o comerciante Paulo Almeida, 32, dono de um Fiat Palio.

Quem rodou em terreno acidentado precisa ficar atento aos obstáculos pelos quais o veículo tenha passado. "Tem de olhar embaixo porque pode ter amassado o protetor do cárter ou afetado a suspensão", orienta Valentim Campano Filho, proprietário da Ninim Reparos Automobilísticos.

César Garcia Samos, da Mecânica do Gato, indica uma revisão completa na suspensão, já que os buracos das estradas desalinham o carro. "É importante fazer alinhamento e balanceamento."

ONDE ENCONTRAR
Gato: 0/xx/11/2028-0288
Imigrantes: 0/xx/13/ 3251-9747
Ninim: 0/xx/11/2914-5657


     

CURSOS ON-LINE

Aprenda Inglês

Aprenda Alemão


Copyright Folha de S. Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).