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19/10/2008 - 12h47

Sportway e XTR provam que visual "off-road" ganha força entre hatches

JOSÉ AUGUSTO AMORIM
Editor-assistente de Veículos da Folha

Para alguns, lama é apenas a mistura de água e terra. Para outros, é um estilo de vida. Mas, para quem acha que a selva é mesmo de pedra, as montadoras oferecem os carros com tração 4x2 e aparência "off-road".

Essa invenção brasileira ganha força agora entre os hatchbacks. A Renault começa a fazer no Paraná a versão Stepway do Sandero, 5 cm mais alta que a original. Sua conterrânea Citroën reestilizou o fluminense C3 XTR, além de pintar na cor do carro parte do pára-choque.

Por mais estranho que seja, a rusticidade tem medo desses modelos, feitos mais para passar por buracos nas grandes cidades que enfrentar atoleiros no interior. Outro exemplo são as rodas de liga leve nos dois.

Se a idéia é passar horas engarrafado, o motorista do C3 se sente melhor. O Stepway custa R$ 4.980 a menos, mas seus R$ 44 mil não incluem ar-condicionado nem trio elétrico. Além disso, seu interior parece mais o de um jipe, e seu toca-CDs (opcional em ambos) emite um som inferior ao do XTR.

A Citroën inclui na lista de equipamentos de série o duplo airbag e os freios com ABS (antitravamento), EBD (distribuição eletrônica da frenagem) e AFU (assistência de emergência). Mas o ABS da Renault, vendido num pacote de R$ 8.700, mostrou-se mais eficiente -a diferença no teste Folha-Mauá foi de 0,2 m (40 km/h-0) a 6,4 m (100 km/h-0).

Visual

Por outro lado, o C3 levou a melhor em todas as provas de aceleração e só perdeu, com gasolina, 3 das 10 baterias de retomada. A semelhança mecânica é enorme: ambos têm motor 1.6 16V, com um quase empate técnico em potência (1 cv a mais para o XTR com álcool).

No caso do Sandero, esse motor fica atrás de um pára-choque que faz as vezes de quebra-mato e de faróis com máscara negra. No C3, o falso quebra-mato é mais discreto, e sua dianteira é uma mescla de detalhes de alumínio e de plástico.

Visualmente, o Sandero até parece mais "encorpado" que o C3, mas, no geral, é o XTR que passa por cima do Stepway.

Os carros foram cedidos para teste pelas montadoras


     

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