Colunas

Blog do João

16/12/2003 - 06h49

Amigos, não dá pra furar

Dessa vez, vou deixar de lado as peripécias do João de lado. O papo é com os pais, ou melhor, com os amigos dos pais. Programa social com quem tem filhos é coisa séria. Ainda mais se eles, os pais, não têm uma babá ou avó de plantão "full time", o que vem a ser o nosso caso. Assim, marcou, tá marcado. Não dá pra "furar" ou simplesmente dizer na última hora que não deu. Para que vocês não pensem que eu sou um chato cri-cri insuportável, explico que tenho plena consciência que tal atitude é absolutamente justificável e corriqueira para solteiros e casais sem filhos em geral --afinal, bons programas sempre podem aparecer do nada--, mas o que muitos não sabem é acaba provocando um certo terremoto na rotina familiar.

No nosso caso, tudo tem a ver com planejamento e logística. Por exemplo, o simples ato de um amigo avisar que vai rolar uma festa ou balada no dia tal é suficiente para desencadear uma séria de operações que precisam e devem ser coordenadas para que consigamos estar lá no dia e hora marcados --ainda assim, às vezes pode não rolar, vocês sabem...

Mas, partindo do pressuposto que vai rolar, a primeira providência é saber se teremos alguém disponível para ficar com o João no dia X. Pode ser nossa babá esporádica, alguma avó ou a sempre tão disposta tia Cacá --de qualquer forma, qualquer que seja a alternativa escolhida, é preciso negociação ou cara-de-pau para pedir favor pela enésima vez.

Isso definido, precisamos programar para que ele esteja nos braços de Morfeu na hora prevista. Quer dizer que todo o processo --banho, troca de fralda, pijama, mamadeira-- deve estar azeitado para que tenhamos a certeza de que ele vai adormecer e atravessar tranquilamente a noite sem sobressaltos. Só assim conseguimos deixá-lo e cair na balada sem preocupação.

Deu pra entender por que não dá para dar cano em quem tem filho?
Luiz Rivoiro é jornalista, editor-chefe do Núcleo de Revistas da Folha. Começou a escrever quando descobriu que a Mãe estava grávida, em agosto de 2001.

E-mail: lrivoiro@uol.com.br

Leia as colunas anteriores

FolhaShop

Digite produto
ou marca